SITA traz megatendências para viagens futuras em estudo

Continua depois da publicidade

Estudo Meet the Megatrends (Conheça as Megatendências) da SITA traz 12 megatendências que moldarão as viagens na próxima década

Várias megatendências poderosas, como viajantes jovens e altamente conectados à chegada dos táxis aéreos elétricos, terão grande influência nas viagens aéreas na próxima década. Assim, forçará uma mudança na aviação, nos governos e na tecnologia. Isso foi identificado no “Meet the Megatrends” (Conheça as Megatendências, disponível em inglês), um novo relatório da SITA que traz 12 megatendências emergentes.

Essas megatendências são tecnológicas, sociais, de viajantes e econômicas que transformarão significativamente as viagens até 2033. Também, elas não existem separadamente, mas operam em um ecossistema em evolução. Nele, as tecnologias emergentes interconectam as tendências e ajudam a impulsioná-las, sendo que os dados estão no centro desse ecossistema.

Veja também as mais lidas do DT

Além disso, a crescente disposição dos provedores em compartilhar dados com todo o setor aéreo ajudará a acelerar ainda mais essas tendências. Também, abrirá caminho para uma experiência de viagem mais conectada e agradável, atendendo a um desejo dos passageiros.

“O setor de transporte aéreo está em uma encruzilhada no pós-pandemia, com desafios de todos os lados. Enquanto a recuperação das viagens acelera globalmente, os aeroportos e as companhias aéreas estão se esforçando para oferecer a ótima experiência de viagem que os passageiros esperam. Muitas vezes com força de trabalho reduzida e orçamentos apertados”, explicou Ilkka Kivelä, vice-presidente de Estratégia e Inovação da SITA.

“Além disso, a crise climática exige uma ação mais rápida e decisiva da indústria para tornar as viagens mais sustentáveis. Agora, temos a oportunidade de reimaginar o mundo das viagens. Além de conectar os pontos e transformá-las com soluções ousadas que interconectam setores e exploram as tecnologias mais recentes”, complementou.

SITA traz megatendências de viagens em estudo: veja quais são

Uma das principais tendências identificadas no relatório é que os viajantes da geração Z e os millenials estão conduzindo uma transformação digital do setor de transporte. Assim, exigindo uma jornada digital mais integrada e acelerando o modo de vida digital.

Além disso, privacidade, direitos de identidade digital e controles para passageiros serão uma prioridade. Assim, abrindo as portas para um futuro onde é possível viajar de todo para qualquer lugar. Mas, sem a necessidade de documentos físicos ou de ser parado para identificação.

Também, a automação do transporte aéreo, tornando-o resiliente, flexível e tecnológico é outra tendência muito forte. Presume-se que até 2030, o metaverso seja uma prática comum nas operações dos principais aeroportos, promovendo a otimização dos processos e transformando a forma de controle intuitivo dos aeroportos inteligentes. Assim, novas habilidades serão necessárias e oportunidades profissionais incríveis surgirão no setor.

Veículos aéreos elétricos e investimento da SITA

Ainda, a estimativa é de que, em paralelo a tudo isso, os veículos aéreos elétricos sejam onipresentes nos principais aeroportos internacionais até o final da década, operando como um serviço auxiliar eficaz. Além de gerar um fluxo de receita para aeroportos e companhias aéreas.

Para se ter uma ideia, o investimento na indústria de Mobilidade Aérea Urbana disparou em 2022, com US$ 4,7 bilhões destinados ao desenvolvimento de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs – electric Vertical Take-Off and Landing, em inglês).

“Essas tendências estão moldando a própria agenda de inovação da SITA. Estamos entusiasmados por trabalhar em muitas dessas áreas e ansiosos para colaborar com os parceiros, promovendo mudanças positivas em todo o setor”, destacou o executivo da SITA.

Ainda, a equipe de inovação da SITA foi quem liderou o relatório, baseado em insights de toda a indústria de transporte. Além da pesquisa global da SITA e da mais recente Prova de Conceito de ponta para identificar as mais poderosas mudanças que elevarão a evolução da indústria de viagens até 2033.

Confira o estudo na íntegra (em inglês) clicando aqui


EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade