Duas perguntas que valem um milhão, levantadas pelo presidente do Skål International São Paulo, Walter Teixeira, na entrevista exclusiva concedida ao DIÁRIO: “Como os jovens vão se sentir atraídos em participar dessa associação de profissionais de viagens e turismo, fundada em 1934? E como eles vão dirigir uma visão de futuro para essa associação, trazendo a renovação necessária?
REDAÇÃO DO DIÁRIO
As perguntas formuladas por Teixeira têm como base o programa Skål Jovem, internacionalmente conhecido como Young Skål. Segundo Walter, o Young Skål é um projeto que já é desenvolvido no mundo em vários clubes e cerca de 600 jovens já o integram e participam.
No Brasil, a ideia surgiu a partir de um convite do Skål feito a acadêmicos de algumas instituições de ensino e responsáveis pela coordenação de cursos de Turismo, Hospitalidade, Hotelaria e Gastronomia.
Segundo Walter, o Young Skål é um projeto que já é desenvolvido no mundo em vários clubes e cerca de 600 jovens já o integram e participam.
Renomados cursos de Turismo
“Fizemos questão de atrair os coordenadores de renomados cursos de Turismo de São Paulo, em especial profissionais da Anhembi Morumbi, ECA/USP, EACH/USP, SENAC, já que esses docentes entendem o perfil e os interesses desses jovens”, explica Walter ao DT.
Veja também as mais lidas do DT
De acordo com Lawrence Reinisch, da Reinisch Projects, que é associado à Skål Internacional São Paulo e o responsável por desenhar e coordenar o projeto “Estruturando o Skål Jovem”, a proposta é reposicionar a associação até 2022. “Os primeiros passos para isso é a adesão de uma força jovem”, afirma Reinisch.
“O nosso objetivo não é só trazer estudantes para o Skål. Nosso proposito é reposicionar a Skol. Valores como sustentabilidade, inclusão, preocupação social, respeito à diversidade. Estamos em pleno século XXI e o Skål International quer representar o conjunto de profissionais de turismo, de todos os segmentos, origens, independentemente de idade, com as mais diferentes características”, afirmou Reinisch em vídeo enviado ao DIÁRIO.
Em nota, o Skål informa os novos integrantes acadêmicos da entidade:
Prof. Dr. Elizabeth Wada, da Anhembi Morumbi; Prof. Dr. Mariana Aldrigui, da EACH/USP; Prof. Dr. Clarissa Gaglardi e Prof. Dr. Paulo Feitosa, da ECA/USP; Prof. Me. Márcia Harumi Miyazaki, Prof. Me. Marcia Akemi Baltieri, e Prof. Me. Ana Marta Borges, do SENAC São Paulo, ingressam na Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo – Skål International – de São Paulo.
Lawrence Reinisch: Valores como sustentabilidade, inclusão, preocupação social, respeito à diversidade.
Cursos
Esses novos integrantes da entidade, são responsáveis pela coordenação de cursos de Turismo, Hospitalidade, Hotelaria e Gastronomia nas respeitadas instituições de ensino. Formam formam o time da academia dedicado a contribuir com a formação do programa Skål Jovem, internacionalmente conhecido como Young Skål.
“No último dia 20 de abril, formalizamos o convite para o ingresso destes profissionais, de notória competência, em reunião virtual que contou com a participação de 53 pessoas sendo 10 alunos cuidadosamente selecionados de cada instituição de ensino, para dar início à realização do projeto inédito no país”, informou Teixeira.
Programa Young Skål
O Programa Young Skål, que instiga discussões e brainstorming, contempla a realização de estudos sobre tendências de mercado; pesquisa de imagem e crescente envolvimento da Skål Internacional São Paulo no debate sobre o papel do Turismo e do Profissional de Turismo na economia e na sociedade do Brasil, da América Latina e de todo o planeta.
A rede colaborativa formada pela Skål International, fundada em 1934, conecta atualmente 12 mil profissionais, sediados em 100 países, atuando nos mais diferentes segmentos de Viagens e Turismo.