Storytelling no Turismo: Já ouviu essa história?

Continua depois da publicidade

No 1° dia da WTM Latin America 2023, houve uma palestra sobre storytelling no turismo; saiba mais sobre esse tema

Um fato conhecido é que, depois de viajar, temos várias histórias para contar. Mas, como os destinos podem contar uma história? Ou melhor, a sua história?

Para falar sobre isso e dar várias dicas, três palestrantes trouxe o tema “Storytelling no Turismo”, no primeiro dia da WTM Latin America. Como cativar e conquistar alguém a visitar algum lugar?

Veja também as mais lidas do DT

Storytelling no Turismo: gerar empatia

A palestrante Marta Poggi e Borges, mentora de Turismo Digital na Strategia Consultoria Turística e fundadora do Blog Agente no Turismo, iniciou a palestra falando de uma palavra-chave: empatia.

“E como eu gero empatia? Eu preciso contar uma história que sensibilize a pessoa que está assistindo, para que eu envolva aquela pessoa”, indicou.

A jornada do herói como ferramenta para o turismo

Carlos Humberto da Silva Filho, Co-Fundador e CEO da Diáspora Black, falou sobre a jornada do herói, mecanismo conhecido na literatura, ficção, audiovisual e todos meios em que é possível contar história. Nele, uma pessoa inicia uma aventura, passa por vários obstáculos e no fim, vence.

Seu reconhecimento pode ser tanto uma conquista pessoal, como ser mais forte e corajoso(a), por exemplo. Ou ainda, salvar alguém como é o caso dos heróis.

“Pessoal, vamos pensar na Djamila Ribeiro. Ela é professora, doutora, tem um lado histórico e cultural muito forte. Ela vsitou uma cidade ou um atrativo histórico no Brasil, que tem a ver com a sua história, sua ancestralidade, por exemplo. Isso além de cativar e inspirar as pessoas, atrairá novos seguidores.”, explicou Carlos.

Srorytelling no turismo também é se reconectar

Ainda, Thais Rosa, CEO da agência de viagens Conectando Territórios e Guia de Turismo da Embratur, falou sobre as experiências de viagem e como elas podem reconectar as pessoas com suas raízes.

“Por exemplo, eu participei d eum projeto que contou a história do azeite de dendê, com o lado histórico, e mostrou de onde ele veio, até o uso na gastronomia baiana e mesmo mundial”.

Para saber mais, acesse o site oficial da WTM Latin America.

Por Caroline Figueiredo – Repórter do DT

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade