Trem é a mais nova experiência gastronômica de Moeda, em Minas Gerais

Continua depois da publicidade

Recém-inaugurado, novo restaurante tem as raízes mineiras em sua essência, num espaço simples, requintado e de alta gastronomia.

EDIÇÃO DO DT com agências

A palavra “trem” no vocabulário ‘mineirês’ serve para muitas coisas, inclusive para nomear o mais novo empreendimento gastronômico do charmoso município de Moeda, cravejado entre as belas alterosas de Minas Gerais.

Veja também as mais lidas do DT

O Trem Gastronomia Raiz é uma experiência para quem aprecia viver bons momentos em um ambiente que tornou contemporâneas as raízes mineiras e oferece aos visitantes pratos originais, com características individuais e música de qualidade. Luiz Antunes, um dos sócios da casa descreve o espaço como simples e ao mesmo tempo sofisticado.

Sócios da casa pensaram num ambiente que transmitisse a raiz da mineiridade – Foto: Divulgação.

Como explica Antunes, os pratos foram pensados com ingredientes bastante conhecido pelos mineiros, agraciados com um pouco de criatividade a partir das delícias que sem perceber consumimos no dia a dia. De acordo com sócio do Trem, a comida mineira é servida de tal forma que as pessoas acabam imergindo num emaranhado de sabores e aromas típicos de Minas Gerais. Para ele, o restaurante é para admiradores da boa gastronomia, mas, acima de tudo, para aqueles que valorizam um bom atendimento, uma cerveja artesanal ou um bom vinho.

Para comer e beber

Luiz Antunes conta que os pratos são releituras de tracionais refeições do Estado. Um exemplo é o famoso mexido, transformado em Risoto Caipira e servido numa panelinha rústica. Outra sugestão, desta vez de sobremesa, é o Pudim de Tapioca, uma mistura de duas receitas amadas nessa região.

“Para lembrar minha infância e quando eu e minha família ficávamos rodando o fogão a lenha da casa da vó, incorporamos ao cardápio a tradicional carne de lata acompanhada de farofa de jiló e mandioca. Aqui trafegamos entre o clássico e o moderno. Temos também porções de piabinha, de torresminho à pururuca, linguiça artesanal e outras coisas gostosas que a gente só come no interior”, comenta Luiz.

Alta gastronomia do Trem vai das criações clássicas às modernas – Foto: Divulgação.

A alta gastronomia não para por aí. Luiz ainda reforça que a linguiça, bem como a carne de lata e outros ingredientes a base da carne de porco, são produzidos na fazenda da própria família. Tudo feito de forma artesanal e sem conservantes. Aos sábados, o restaurante serve feijoada com open de caipirinha e sempre ao som de chorinho e samba raiz. A carta de drinks também é rica assim como o cardápio.

Frutas da terra, ingredientes selecionados e típicos do Estado compõe a diversidade de possibilidades que são servidas tanto com o gin, quanto com a vodca e, evidentemente, com cachaça. Além disto, a carta de cervejas também é farta de rótulos de cervejarias mineiras, chopp Krug e de vinhos renomados.

A raiz da mineiridade

O local foi pensando para oferecer conforto e privacidade para o público. O arquiteto Diego Jaques Teixeira é o responsável pela idealização do espaço. Como explica o arquiteto, o grande desafio desse projeto foi fazer um ambiente que transmitisse a raiz da mineiridade, sem entrar num clichê de restaurante mineiro com aquele estilo colonial ou de fazenda.

Local foi pensando para oferecer conforto e privacidade ao público – Foto: Divulgação.

Diego ainda confessa que o intuito é receber as pessoas e motivá-las a ficar, como se fossem abraçadas pelo ambiente. Para isso, o arquiteto usou teto preto com alguns pontos verdes para destacar apenas a iluminação e induzir a visualização do cliente para todo espaço. E não bastasse este acabamento superior, a entrada do restaurante é inspirada na famosa estação ferroviária de Moeda. Na opinião do arquiteto, a casa é um local instagramável.

Programação: música e cultura

O restaurante tem programação cultural com música ao vivo de sexta a domingo. “Sabemos que o mineiro gosta de fartura, de reunir os amigos e familiares para conversar e passar o tempo, isso tudo fica melhor num local aconchegante, com cardápio original e boa música. Pensando nisso, e para que a experiência seja ainda mais completa, incluímos uma programação cultural com shows diversificados que vão do jazz ao samba de raiz”, explica Luiz.

Entras as atrações residentes do restaurante estão os grupos: O Vitrola, Sérgio Danilo com Jazz com Bagatelas Quarteto, os violeiros Igor Moura e Zaqueu da Craviola, e a cantora de Belo Vale (MG), Lilian Cruz. Toda a programação cultural fica disponível na página do Instagram do Trem, e a agenda também pode ser conferida por lá.

Serviço Restaurante Trem
Endereço: Av. Valdevino Silva, 122 – Centro – Moeda (MG)
Horários: Terça à sexta-feira a partir de 17h, sábado e domingo a parir de 11h.
Reservas pelo WhatsApp: (31) 9 7241-3500
Instagram: @trem.moeda

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade