Durante a participação do DIÁRIO DO TURISMO no 45º Tianguis, que aconteceu de 15 a 19 de novembro em Mérida, Yucatán, no México, conversamos com Aurora Corona, que coordena neste estado mexicano os planos de ordenamento territorial do Trem Maya, sob o comando do Fonatur – Fundo Nacional de Fomento ao Turismo do México. O Trem Maya é um dos grandes planos de desenvolvimento e investimentos no país.
por Paulo Atzingen (De São Paulo)*
O projeto com previsão de entrega da primeira parte em 2023 é um serviço de transporte ferroviário que interliga as principais cidades e áreas turísticas da península de Yucatán e que fortalecerá a organização territorial da região e valorizará a indústria do turismo de cinco estados: Tabasco, Chiapas, Campeche, Yucatán y Quintana Roo.
Veja também as mais lidas do DT
O presidente do México Andrés Manuel López Obrador defende o projeto avaliado em investimentos na ordem de US $ 7,4 bilhões, mas permanece polêmica com ambientalistas e ativistas dos direitos indígenas.
Segundo Aurora Corona, o Trem Maya irá gerar renda econômica e aumentar a conectividade na península de Yucatán, permitindo que cargas e passageiros sejam movimentados com eficiência. “Serão entregues cerca de 1.525 km de ferrovias que cruzarão os estados de Tabasco, Chiapas, Campeche, Yucatán e Quintana Roo, beneficiando o desenvolvimento da região e a qualidade de vida dos moradores”, disse Aurora ao DT.
O projeto Trem Maia terá um sistema híbrido (diesel e elétrico). A engenharia básica desenvolvida considerou incorporar a infraestrutura total do trem elétrico no futuro. O Fonatur decidiu incorporar a eletrificação em mais de 40% da rota no início da operação de todo o sistema. O Trecho Merida-Cancun-Chetumal serão eletrificadas totalmente, o que representa 690 quilômetros da rota. Acompanhe abaixo a entrevista:
DIÁRIO: Fale em linhas gerais do Trem Maya
O projeto do Trem Maya tem um intuito social e um intuito de ressarcir uma dívida histórica com o lado Sudeste do país, pela localidade geográfica, muitos esforços do Governo Federal se dirigiram sempre ao Centro e ao Norte do país, se esquecendo um pouco da infraestrutura do Sul e Sudeste. E neste caso o presidente atual – Andrés Manuel López Obrador, por ser do Sul e Sudeste e conhecer muito esta região, temos nestes cinco estados a zona mais pobre e marginalizada da população, por isso queremos levar desenvolvimento para esta religião e equipar o desenvolvimento econômico com o Centro e Norte do país; esse é um dos principais interesses.
O projeto do Trem Maya foi feito por duas razões principais, a primeira por levar o crescimento econômico, a outra muito importante é que organiza o território, e neste caso a dinâmica do trem é ter duas linhas férrea e ter 21 estações, gerando atrações em pontos assertivos; em cada estação haverá um espaço para a venda de produtos e serviços, promovendo o Turismo Comunitário.
DIÁRIO – E quais serão os benefícios gerados pelo Trem Maya?
O projeto do Trem Maya vai fazer programas de ordenamento regional, estatal, metropolitanos, entre programas de desenvolvimento humano, como fazer uma comunidade sustentável, a comunidade sustentável a qual nos referimos é a todo este plano de organização que vai vincular a localidade a estação de trem e seus benefícios subsequentes.
DIÁRIO – Com início das obras previstos para 2022, o Trem Maya vai atender também a população ou apenas a turistas?
O compromisso da Fonatur é ter a primeira parte do projeto funcionando até 2023. Essa meta ambiciosa exige esforço, dedicação e trabalho em equipe. A construção de cada trecho tem a duração prevista de cerca de dois anos e meio, antes do início da qualificação do material circulante e dos respetivos testes.
Sim, turistas e a população. Tem que ter o interesse tão importante no tema social e atender as pessoas locais, gente que utiliza o transporte para educação, saúde e para as pessoas locais terá uma tarifa diferenciada, mas que seja competitiva com o mercado atual, mas que vai transportar com mais segurança e rapidez.
Com a construção do trem, cerca de meio milhão de empregos estão sendo gerados durante a obra. O Trem Maya trará prosperidade às famílias do sudeste do México.
Também temos o tema turístico para o Sul e Sudeste e fazer da região mais valorizada, já que possui diferentes paisagens naturais, os estados são de uma beleza cultural extraordinária. O Trem Maya ligará as antigas cidades maias com as metrópoles modernas. Dando aos visitantes a oportunidade de conhecer mais tesouros da Península.
DIÁRIO – Quantos estados o Trem beneficiará?
Cinco estados e 21 estações: Chiapas, Tabasco, Campeche, Yucatán e Quintana Roo, além de atender o turismo terá a função de carga, e nos portos vai impulsionar as entregas e o turismo vai ajudar muitíssimo, mas em médio e curto prazo a carga vai ser um fator importante, tem muita indústria que hoje por conta do transporte ser muito caro em larga escala não consegue se estabelecer nesta região. É o que podemos fazer de modo mais efetivo para o desenvolvimento.
O Sistema Ferroviário Mexicano
O México mantém e desenvolve uma forte indústria ferroviária com a capacidade de competir com seus pares estrangeiros.
O sistema ferroviário de carga mexicano se compara a muitos dos sistemas mais utilizados no mundo e é o sistema mais produtivo da América Latina. Sua rede dobrou desde 1995, e os trens de carga mexicanos movem mais toneladas do que qualquer um dos sistemas europeus, exceto a Alemanha.
A indústria ferroviária é de suma importância para a gestão das cadeias produtivas e tem sido fundamental para atrair investimentos estrangeiros diretos.
*O jornalista viajou a convite da organização do evento Tianguis com seguro GTA.