A subdiretora de Promoção do Turismo Receptivo da PromPeru, Sandra Doig Alberdi, conversou com o DIÁRIO e apresentou um pouco do trabalho de promoção internacional da entidade
Marcos J. T. Oliveira, repórter freelancer do DIÁRIO
O Peru é muito mais que Lima e Machu Picchu. Atualmente, o visitante brasileiro busca, cada vez mais, o destino para novos roteiros turísticos, experiências místicas e gastronômicas. Com o intuito de incrementar o relacionamento com o trade e o público brasileiro, o Peru investe fortemente no Brasil. Um exemplo é a vinda constante de delegações. A última foi em abril durante a World Travel Market Latin América e à frente da comitiva estava a subdiretora de Promoção do Turismo Receptivo da PromPeru, Sandra Doig Alberdi.
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A executiva peruana conversou com o DIÁRIO e apresentou um pouco do trabalho de promoção internacional da entidade que representa e novos atrativos, que ganham mais visibilidade.
Acompanhe:
DIÁRIO: Como foi a participação na WTM LA 2017? O que sentiu da feira?
Sandra Alberdi: Desde nossa vinda em abril, a participação do Peru na WTM LA 2017 foi muito positiva. Nunca tinha participado e percebi que o relacionamento com o empresariado é muito forte. Muitas reuniões de negócios são agendadas e o que dá uma importância ao evento. Gostei muito de ver destinos do Sudeste asiático representados como Indonésia, Taiwan, Tailândia entre outros.
DIÁRIO: Qual o número de brasileiros viajando ao Peru? E quais outras ações o destino promoverá por aqui?
Sandra Alberdi: O número de brasileiros que viajaram ao Peru em 2016 ficou estável, com 148 mil pessoas. Esperamos um incremento para 2017, com a melhora econômica do Brasil. O país está na quinta posição entre aqueles que enviam turistas ao Peru. Ficando atrás dos Estados Unidos, Chile, Colômbia e Argentina. Continuamos tendo o Brasil como um mercado prioritário, assim como o México. Por isso, temos investido fortemente no segmento de turismo de luxo, com ações com a rede Virtuoso. Além disso, faremos um grande Road Show em agosto próximo com a presença de 15 empresários, entre hoteleiros e tour operadores. em três cidades brasileiras.
Reforço aqui, que o evento Peru Week, que organizamos no final do ano, continua neste ano, em sua quinta edição. Esse ano ganhará versão internacionais, ou seja, em virtude do sucesso no mercado brasileiro, resolvemos replicá-la em outros mercados prioritários.
DIÁRIO: Qual o atrativo que o Peru está apresentando no exterior, atualmente?
Sandra Alberdi: Com foco na divulgação dos produtos turísticos e atrativos gastronômicos, apresentamos na WTM o Complexo Arqueológico de Kuelap, já chamado de “a segunda Machu Picchu”. É um lugar mais calmo, tranquilo. Há muitas possibilidades de turismo por lá. Opções e segmentos de natureza e aventura são os mais procurados.