Trilha da Tocha Olímpica segue o curso do Rio São Francisco

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

A Tocha Olímpica começa esta sexta-feira (27) a passagem por Lagoa Grande, na margem esquerda do Rio São Francisco, no sertão de Pernambuco. O roteiro na caatinga contrasta com os parreirais da “Capital da Uva e do Vinho do Nordeste”, como a cidade é conhecida. Na terra do vinho sertanejo, a cultura da uva é a principal fonte de renda e, também, um de seus maiores atrativos turísticos. A cada dois anos a cidade celebra um festival de vinho para divulgar a vinicultura local, com produção de cerca de sete milhões de litros da bebida.

A segunda parada do dia será em Santa Maria da Boa Vista, uma das cidades do Sertão do São Francisco que convidam o visitante à prática do ecoturismo. Trilhas, escaladas e caminhadas ecológicas estão entre as opções de entretenimento. No centro urbano, destacam-se casarios e igrejas seculares como a da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, do século XIX. O município tem uma gastronomia rica em pratos à base de peixe como “piau” e “cari”.

Veja também as mais lidas do DT

De lá, a tocha segue para Orocó, opção de lazer e turismo ecológico, pesca artesanal, banhos e passeios de barco. Um percurso náutico revela pequenas corredeiras, rochas e espécies de aves típicas da região no município que reúne cerca de 60 ilhas de dimensões variadas. Na arquitetura, destacam-se exemplares como a Igreja de São Félix e as ruínas da igreja da Ilha da Vila. Destaque também para a Roda D’Água, primeiro instrumento de irrigação do Vale do São Francisco.

A incursão do símbolo olímpico pelo sertão de Pernambuco termina em Cabrobó. A tradição indígena dos Kariris está refletida no artesanato e na gastronomia. Penas, barro, bucha, madeira, sementes, palha de milho são algumas das matérias primas. Na gastronomia, a lista de pratos típicos da região é extensa: baião de dois (mistura de feijão de corda, arroz, carne de sol e queijo de coalho), paçoca (farofa feita com carne de sol e farinha de mandioca), bode assado e surubim.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade