Trilha dos Canyons, no Rio Grande do Sul, passa a integrar a RedeTrilhas

Continua depois da publicidade

Um dos ícones do turismo brasileiro, os cânions dos Aparados da Serra passam a fazer parte da rede

Edição DIÁRIO com agências

São 127 quilômetros da Trilha dos Canyons que passam a integrar a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso (RedeTrilhas), instituída pelos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Veja também as mais lidas do DT

O percurso,  pode ser feito a pé ou de bicicleta em até cinco dias, passando por diversos municípios do litoral norte gaúcho, abrangendo os municípios de Torres, Mampituba, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Itati. O principal objetivo da trilha é favorecer a conservação ambiental na zona de amortecimento do Parque Nacional de Aparados da Serra, integrando diversas comunidades e desenvolvendo turismo ao longo dessas localidades.

Com a adesão da Trilha dos Canyons à rede, o governo federal fecha o ano com a marca de quase 2 mil km de trilhas de longo curso aptas a serem percorridas por turistas nacionais e estrangeiros, já que contam com sinalização, pontos de interesse turístico, locais para pernoite, alimentação e outros pontos de apoio.

Para o ministro do turismo, Gilson Machado Neto, isso mostra o trabalho que o governo federal vem realizando a favor do ecoturismo e da preservação ambiental. “A adesão da sexta trilha de longo curso à RedeTrilhas amplia a visibilidade da oferta turística de natureza do Brasil. Com isso, o governo federal reforça seu compromisso em garantir a conservação da biodiversidade brasileira, gerar emprego e renda para comunidades e fomentar o turismo de natureza”, disse.

A RedeTrilhas tem o objetivo conferir maior significado aos parques nacionais a partir da criação de rotas turísticas integradas que fortalecem a conexão entre as mais diversas paisagens do Brasil.

As propostas de adesão de trilhas de longo curso à rede devem ser apresentadas ao Ministério do Meio Ambiente em meio físico ou pelo e-mail redetrilhas@mma.gov.br, e podem ser encaminhadas por órgãos públicos, organizações da sociedade civil ou entes privados, de acordo com os requisitos para adesão estabelecidos na Portaria Conjunta MMA/MTur/ICMBio nº 500, de 15 de setembro de 2020.

 

PC

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade