Tudo menos Chardonnay e Pinot Noir – Por Werner Schumacher*

Continua depois da publicidade

Quando se pensa em champagne e espumante, o que primeiro vem em mente são as castas Chardonnay e Pinot Noir, as principais usadas na produção dos borbulhantes e se constituindo em uma espécie de “ditadura”.

Um digno representante brasileiro do método tradicional francês é o Adolfo Lona, abaixo:

Por muitos anos, em todo e qualquer pais produtor de vinhos, a tendência sempre foi a de se copiar o modelo francês. No entanto, enólogos estão se destacando por não surfar nas ondas dessa “limitada” praia.

Veja também as mais lidas do DT

Esses enólogos perceberam que uvas menos populares são mais acessíveis, o que significa produtos em uma faixa de preço mais em conta para o consumidor. É o caso da variedade Chenin Blanc do Vale do Loire.

O principal entrave ao consumo de espumantes é o costume de guardá-los para festejar aniversários, casamento e na virada do ano, mas essa barreira vem sendo vencida e os espumantes se tornando apreciados em vários momentos, inclusive junto às refeições.
Portanto, nada mais lógico de se buscar um rumo diferente daqueles tradicionais e oferecer ao mercado uma maior diversidade de produtos.

As variedades predominantes na elaboração do CAVA espanhol são: Macabeo, Xarel-lo e Parellada, mas é possível utilizar outras variedades, como: Garnacha Tinta, Subirat Parent, Trepat e Monastrell, além das FRANCESÍSSIMAS Chardonnay e Pinot Noir. A D.O. CAVA autoriza, aparentemente, sem determinar a participação mínima ou máxima das demais variedades, perdi a confiança.

Os italianos são os maiores vendedores de um espumante não elaborado com as cepas francesas, mas com a uva Glera, que dá ao Prosecco a liderança de mercado.
O Sekt, o espumante alemão, com base na uva Riesling é um belo exemplo e há uma oferta grande o suficiente para uma bela e divertida degustação. Abaixo uma versão brasileira.

A versão brasileira Viapiana 

A variedade Gamay também pode produzir belos espumantes. A Alvarinho/Albariño vem ganhando grande espaço. Sem esquecer da Merlot, que na região de Ticino na Suiça produz excelentes vinhos brancos. Variedade que responde por 83% de seus vinhedos.

Uma outra variedade em destaque, é a Gewurztraminer (foto abaixo).

Como podem ver há muitas opções para sair do lugar comum, vais provar?


Werner Schumacher, é o alemão brasileiro que na década de 80 e 90 do século passado trouxe os insumos da Europa para o início da vinicultura no Rio Grande do Sul, e portanto, no Brasil.

Sem meias palavras, Werner durante o último ano escreveu sobre inúmeros assuntos do universo do vinho. Defendeu a viticultura heroica de montanha, ficou do lado dos pequenos produtores de uva e vinho do Rio Grande do Sul, enalteceu a importância do enólogo em uma propriedade que produz vinho. Além de tudo isso, e com muita classe, critica os marqueteiros que tentam desmistificar o mundo do vinho com seus produtos padronizados e sem caráter.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade