Das agências com edição do DT
Entre os dias 4 e 5 de setembro, o Sebrae, Ministério do Turismo e Embratur se unem no Turismo Summit. Evento conta com a presença de gestores públicos, coordenadores dos projetos de destinos turísticos, empresários e universidades. O encontro tem objetivo de debater as mudanças da transformação digital no setor. Ação será realizada em Brasília.
De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), nos últimos 10 anos, o turismo foi responsável por um em cada cinco empregos gerados no mundo. Além de empregar sete milhões de pessoas no Brasil.
Veja também as mais lidas do DT
As transformações fizeram com que o setor evoluísse da dinâmica de destinos analógicos (tradicional, off-line), para os digitais (multicanal, online). O desafio é transformá-los em inteligentes (sensoriais). O segmento se torna mais competitivo e, mesmo para os pequenos negócios, essa é uma realidade que está mais presente.
Especialistas observam que o turismo tem interações diretas ou indiretas com 52 outras atividades econômicas. E constitui uma malha de encadeamento, que, a partir da internet, passou a ter uma lógica diferente de atuação. Os intermediários tradicionais, como as agências de viagens, ganharam a concorrência de plataformas digitais e das Online Travel Agencies (OTA). O turismo está mais digital do que nunca. Com isso, surgem variedades de novos modelos de negócios, que movimentam o mercado.