Das agências com edição do DT
Entre os dias 4 e 5 de setembro, o Sebrae, Ministério do Turismo e Embratur se unem no Turismo Summit. Evento conta com a presença de gestores públicos, coordenadores dos projetos de destinos turísticos, empresários e universidades. O encontro tem objetivo de debater as mudanças da transformação digital no setor. Ação será realizada em Brasília.
De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), nos últimos 10 anos, o turismo foi responsável por um em cada cinco empregos gerados no mundo. Além de empregar sete milhões de pessoas no Brasil.
As transformações fizeram com que o setor evoluísse da dinâmica de destinos analógicos (tradicional, off-line), para os digitais (multicanal, online). O desafio é transformá-los em inteligentes (sensoriais). O segmento se torna mais competitivo e, mesmo para os pequenos negócios, essa é uma realidade que está mais presente.
Especialistas observam que o turismo tem interações diretas ou indiretas com 52 outras atividades econômicas. E constitui uma malha de encadeamento, que, a partir da internet, passou a ter uma lógica diferente de atuação. Os intermediários tradicionais, como as agências de viagens, ganharam a concorrência de plataformas digitais e das Online Travel Agencies (OTA). O turismo está mais digital do que nunca. Com isso, surgem variedades de novos modelos de negócios, que movimentam o mercado.