Um avião de rally que resultou no livro mais famoso do mundo: “O Pequeno Príncipe”

Continua depois da publicidade

Há coisas que acontecem que só entendemos as razões depois. Com certeza ninguém para pra pensar nas coisas que irão acontecer ao longo do nosso dia. E um acontecimento no mínimo surpreendente foi responsável por dar inspiração ao grande escritor e piloto Saint-Exupéry.

por José Augusto Wanderley*


Saint-Exupéry era apaixonado por voar. E foi num Rally em que ele pilotou junto de seu amigo e mecânico André Prévet, um Caudron-Simoun 635, num percurso de 100 horas de voo com escalas no decorrer do percurso, de Paris a Saigon (atual Vietnã), onde conquistaria um prêmio caso tivessem sucesso em sua missão.

Veja também as mais lidas do DT

Foi num Rally em que ele pilotou junto de seu amigo e mecânico André Prévet, um Caudron-Simoun 635, num percurso de 100 horas de voo (Crédito: domínio público)

Importante mencionar, que foi com esse avião que Saint-Exupéry teve uma pane em seu equipamento que o obrigou a fazer uma aterrissagem de emergência no Deserto do Saara em 1935, tendo sido destruído boa parte do avião, onde ele e Prévet passaram alguns dias angustiantes antes de serem resgatados por beduínos do deserto.

E foi por causa desse acidente em que Saint-Exupéry se vê desamparado perdido no deserto, que vem a inspiração do livro do Pequeno Príncipe onde é retratado justamente esse exato episódio em que enfrentou dificuldades, se privando de alimentos e sem água, utilizando a asa de seu próprio avião para recorrer ao orvalho que caía, que misturada com óleo combustível, tornava a água imprópria para beber. E além da fome, a dificuldade de temperatura, eram de extremo calor durante o dia e muito frio a noite, onde se viam na difícil situação de terem que cavar um buraco do tamanho de seu corpo na areia, na tentativa de se aquecer, e claro, era propício para alucinações e que é importantíssimo dizer, que foi um momento desses que veio a ele a ideia do principezinho.

Queda no meio do deserto resultou no combustível para a escrita de uma grande obra (Crédito: domínio público)

Quem diria que uma simples competição que na verdade deveria ser uma diversão resultaria numa queda no meio do deserto e que mais tarde seria um grande combustível para a escrita de uma grande obra. E na qual ele descreve em seu livro de forma muito parecida com o que realmente viveu: uma pane no avião e uma queda no deserto.

De fato, algumas coisas acontecem de maneiras inusitadas e que somente depois entendemos. Se Saint-Exupéry não tivesse aceitado participar do Rally talvez nós nunca tivéssemos conhecido essa grande obra que é a história do principezinho.

Colaborou: Jornalista Nicole Vieira


José Augusto Cavalcanti Wanderley é administrador, jornalista, publicitário e o criador da casa da cultura do Pequeno Príncipe, a “La Grande Vallée”, em Itaipava, no Rio de Janeiro. É ali que Augusto Wanderley inspira os ares da Mata Atlântica e se inspira na obra e na vida do escritor e aviador Antoine de Saint-Exupéry. Augusto Wanderley recebeu títulos de destaque como Homem de RH e Marketing Best do Estado do Rio de Janeiro, é cidadão Petropolitano e Embaixador do Turismo pelo Rio de Janeiro por seus serviços prestados à preservação da memória da aviação.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade