UNESCO inclui Brasília, João Pessoa e Paraty na Rede de Cidades Criativas

Continua depois da publicidade

Organismo da ONU promove a cooperação entre diferentes municípios do mundo

EDIÇÃO DO DT com agências –

Na lista da Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), foram incluídas recentemente mais três cidades brasileiras: Brasília (DF), João Pessoa (PB) e Paraty. A rede foi criada em 2004 para promover a cooperação entre municípios de todo o mundo que se notabilizem em ter a criatividade como fator estratégico de desenvolvimento urbano sustentável.

Belém (PA) e Florianópolis (SC), na categoria gastronomia; Curitiba (PR), em design; Salvador (BA), música; e Santos (SP), na modalidade cinema, já faziam parte da Rede.

Design, artesanato e gastronomia fizeram a diferença nas três cidades

Brasília está elencada pelo reconhecimento ao design hoje desenvolvido no Distrito Federal; a capital paraibana pela qualidade de seu artesanato e manifestações artísticas populares; e a cidade do litoral fluminense em função da gastronomia criativa.

Veja também as mais lidas do DT

A candidatura brasiliense, na categoria design, havia sido lançada em junho deste ano. Concebido pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa, o projeto arquitetônico é considerado um marco do urbanismo contemporâneo e levou a capital do Brasil a ser tombada pela entidade da ONU.

A prefeitura de João Pessoa anunciou que a integração da cidade ao órgão dará mais visibilidade, credibilidade e mercado para diversas associações de artesãos que produzem com as próprias mãos uma alternativa de sustento e de manutenção da cultura popular.

A secretaria de Cultura de Paraty informou que o título será importante para o município, pois o colocará em uma rede internacional estimulando, assim, o setor de gastronomia o que incrementará a geração de emprego e renda.

Rede de Cidades Criativas está espalhada pelos cinco continentes

Mais outras 61 localidades de 44 países o título de cidades criativas. Com isso, a rede da UNESCO passa a contar com um total de 180 municípios, de 72 países, distribuídos por sete categorias: artesanato/artes populares; artes digitais; desenho; cinema; gastronomia; literatura e música.

Ao ingressar na rede, as cidades assumem o compromisso de desenvolver e trocar experiências inovadoras de promoção à indústria criativa e de participação popular nas atividades culturais. Além disso, ações de estímulo e preservação das manifestações culturais locais devem integrar às políticas de desenvolvimento urbano sustentável.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade