A reunião entre os representantes dos principais blocos de carnaval do Rio de Janeiro e o prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD) na última terça-feira (4), decidiu que não haverá desfiles de blocos de rua no Carnaval 2022 em razão da pandemia de covid-19.
REDAÇÃO DO DT
Leia abaixo a declaração de Alfredo Lopes, presidente da Hotéis Rio:
“O cancelamento do Carnaval de rua já era de certa forma esperado. Afinal, o crescimento dos casos de Covid-19 vem alarmando o mundo inteiro e aqui no Brasil e no Rio de Janeiro não é diferente. Acho que é prudente e necessário, e nós precisamos respeitar o que manda a ciência. Afinal de contas o ano passado, em que nós tivemos um Carnaval sem nenhum Carnaval, o Rio de Janeiro teve 80% de taxa de ocupação dos hotéis. Ou seja, as pessoas vieram aqui em família, buscando o que a cidade tem. Vieram pela cidade, pelo entretenimento, pelos pontos turísticos. Acho que vale a pena a gente postergar um pouco esse grito de Carnaval”.
Desfile na Sapucaí mantido
O desfile das escolas de samba por enquanto está mantido, sob o argumento de que será possível controlar a entrada de pessoas no sambódromo da Marquês de Sapucaí. A ideia da prefeitura e da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) é criar um aplicativo por meio do qual todas as pessoas que queiram entrar no sambódromo, seja para desfilar ou para assistir aos desfiles, teriam que comprovar estarem vacinadas e não infectadas pelo coronavírus. Esse aplicativo ainda não foi lançado.