Viagem do conhecimento com os roteiros pedagógicos de Pernambuco

Quando o conteúdo ultrapassa as paredes da sala de aula, a chance do aluno se interessar ainda mais pela matéria é multiplicada e somada à experiência de conhecer e vivenciar o assunto na íntegra.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

————————–

A proposta da agência Forma Turismo, especializada em conteúdo pedagógico e viagens educacionais, é oferecer a estudantes visitas a museus, parques, centros de experiência, reservas naturais e demais espaços do conhecimento. Com isso promove a interação com o objeto em estudo, despertando a curiosidade e instigando o aprofundamento em determinados temas.

Em Pernambuco, a Forma Conhecer-PE possui diversos programas que contemplam diferentes vertentes do conhecimento, como história, biologia, artes e literatura. Abaixo, são destacados cinco opções que estão prontas para receber estudantes do Ensino Fundamental 1 ao Ensino Médio.
Estudando o ecossistema. O Mangue de Guadalupe reserva um estudo amplo dos biomas e formações geológicas, além das tipologias de manguezais e sua importância para a cidade.
Resgate da história. O Centro Histórico de Igarassu possui a igreja católica mais antiga do Brasil e reserva uma arquitetura imponente, rico acervo cultural e religioso, além da história de Pernambuco e da arte barroca.
Cores e arte. O Museu de Xilogravura e Memorial J. Borges encanta com a arte da gravura sob madeira, como imburana e louro canela, ilustrando paisagens e personagens históricos do Nordeste. Está associado às disciplinas de arte e literatura.
Além da ciência. O Museu de Ciências Nucleares traz aos estudantes experimentos relacionados à tecnologia, cursos, exposições e diversas atividades que promovem a interação com a matéria nuclear. O passeio contempla as disciplinas de química, física e ciências.
Imersão artística. O Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) homenageia o artista brasileiro e conta com acervo de obras de diversos nomes da arte moderna e contemporânea. Na visita, os educandos conseguem fazer uma análise histórica do Brasil, juntamente às manifestações artísticas.
Redescobrindo o passado. O Museu de Arqueologia da UNICAP conta com acervo arqueológico e pesquisas que narram a história do período pré-histórico da região de Pernambuco, além do contato com uma comunidade indígena local. É ideal para o estudo das disciplinas de história e geografia.
Cultura e raízes. O Museu da Abolição (MAB) preserva a cultura negra e é um espaço de pesquisa e divulgação da história da abolição da escravatura. O MAB promove o resgate da herança cultural e artística do negro e é um excelente destino para o estudo da história do Brasil e seus antepassados até o ano de 1888.
Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Infraero assumirá gestão do aeroporto do Guarujá

A Infraero vai assumir a gestão do Aeroporto Civil Metropolitano do Guarujá (SP), localizado na Baixada Santista. Pelos próximos 12 meses, a empresa será...

Cavalgada ao vulcão Terevaca, topo da ilha de Páscoa

"Por toda parte sopra o vento dos céus; ao redor e acima de tudo, situam-se os mares e os horizontes ilimitados, o espaço infinito...

O que os hoteleiros falam sobre as OTA’s que não querem negociar

Em um momento como esse que o país atravessa, um  número cada vez maior de pequenos e médios hotéis, pousadas e até grandes hotéis...

CNC projeta queda de 6,1% no PIB em 2020

Diante da incerteza em relação à superação da crise provocada pelo novo coronavírus e do grau de contaminação da economia, a Confederação Nacional do...

Empresas conseguem suspender pagamento de energia na primeira instância

Uma empresa que está em recuperação judicial conseguiu na Justiça o direito de pagar apenas a energia consumida. A empresa havia comprado energia no...

Universal Orlando Resort anuncia reabertura de alguns hotéis a partir do dia 2 de junho

A partir de 2 de junho de 2020, alguns hotéis do Universal Orlando Resort irão reabrir para os hóspedes. A reabertura desses hotéis será...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias