Villa Cora – Dolce far niente na Toscana

Continua depois da publicidade
*Por Adriana Reis

Florença – Toscana – Itália – Novembro na Itália. As cores alaranjadas do outono colorem a estrada toscana que me leva à Villa Cora. O grande portão de ferro e a fonte na entrada revelam que não estou chegando a hotel comum. A primeira visão já é impactante.

Uma entrada luxuosa, sofisticada, clássica! Nada de balcão para o check in. Esculturas, flores, belíssimo mobiliário e, despontando acima de tudo, o sorriso simpático de Chiara Franciosi, responsável pelo marketing do hotel.  Forma-se minha primeira impressão: hóspede aqui é  tratado como rei, como rainha.

Jornalista Adriana Reis na chegada ao hotel Villa Cora (Foto: Adriana Reis)
Jornalista Adriana Reis na chegada ao hotel Villa Cora (Foto: Adriana Reis)

Desconhecia a história desta bela residência aristocrática toscana construída em Florença (link: https://www.oquevipelomundo.com.br/cidade/43/florenca) no fim do século XIX, a pedido do barão Gustave Oppenheim, pelo arquiteto Pietro Comparini. Alemão de origem hebraica, a família Oppenheim era conhecida por seus prósperos negócios nos setores financeiro e bancário no século XVIII.

Veja também as mais lidas do DT

Enquanto olho para os afrescos e lustres e me esqueço do tempo.

É… definitivamente o pianista francês Claude Debussy e a esposa de Napoleão III, princesa Eugenia, tinham razão de gostar daqui.

Afrescos e lustres no hotel Villa Cora (Foto: Adriana Reis)
Afrescos e lustres no hotel Villa Cora (Foto: Adriana Reis)

Como chego bem cedo, vindo de Roma, minha suíte ainda não está pronta.

Sentada no salão principal – são vários salões: Moresca, Bianca, delle , delle Carte, degli Specchi –  imagino quantas festas, casamentos, jantares e histórias aconteceram neste lugar.

Salão principal no Hotel Villa Cora (Foto: Adriana Reis)
Salão principal no Hotel Villa Cora (Foto: Adriana Reis)

Aqui já se hospedaram príncipes, princesas, imperadores, nobres, artistas e plebeus.

Antes de se tornar hotel, o Villa Cora foi palco de muitos acontecimentos históricos, amores, comemorações, jantares, casos de infidelidade, reuniões políticas, saraus e até um incêndio.  

Diz a lenda que o barão Oppenheim, ao suspeitar da infidelidade da esposa, tentou incendiar a Villa.

Piromaníacos à parte, a propriedade chegou à família de Egidio Cora em 1894. Daí a origem do seu nome atual. Mas passou por vários altos e baixos até ser transformada em hotel de luxo no fim dos anos 60. Após uma cuidadosa restauração que levou cerca de três anos finalmente reabriu suas portas ao público em 2010. Sorte do público, porque é um privilégio passar por esta experiência histórica e poder se hospedar aqui.

Esculturas no hotel Villa Cora (Foto: Adriana Reis)
Esculturas no hotel Villa Cora (Foto: Adriana Reis)

Vou conhecer os jardins e a piscina aquecida, que são por si só um convite ao ‘dolce far niente’. Como está frio, troco a piscina pelo spa e não me arrependo. Minha dica, ao se hospedar aqui, é tirar um dia para aproveitar a maravilhosa enogastronomia do restaurante Le Bistrot e o spa “Bené”,  com seus tratamentos com produtos da guru de beleza inglesa Sarah Chapman.

Spa (Foto: Adriana Reis)
Spa (Foto: Adriana Reis)

Se o tempo estiver bom, minha sugestão é aproveitar a piscina aquecida e, no final do dia, ir ao ‘Rooftop’, terraço com uma vista panorâmica de Florença e lugar preferido para ver um por do sol cenográfico. No verão, funciona lá o Bellevue Roof Terrace. Garanto que o ‘Davi de Michelangelo’ vai entender se você não for revê-lo na Galleria dell’Accademia e trocá-lo pelo spa. Mas se for sua primeira vez em Florença, tudo bem. É preciso ver ‘Davi’ de perto.

Neste caso, fique mais um dia.

Vista do terraço no hotel Villa Cora (Foto: Adriana Reis)
Vista do terraço no hotel Villa Cora (Foto: Adriana Reis)

Resolvi provar algumas delícias da saborosa culinária italiana comandada pelo chef Alessandro Liberatore e um vinho local no Le Bistrot. E qual foi minha surpresa ao ser atendida por uma brasileira! A sorridente sommelière Stephanie de Jongh trocou São Paulo por Florença e não se arrepende. “É uma experiência incrível e um aprendizado diário trabalhar em um lugar histórico como Villa Cora. Os brasileiros são muito bem vindos e muito queridos por aqui. Tenho o maior prazer em atendê-los ”, me diz ao trazer uma taça de vinho branco.

Bruscheta, burrata, azeitona, salame… Dieta e Itália não são compatíveis.

Restaurante Le Bistrot no hotel Villa Cora (Foto: Adriana Reis)
Restaurante Le Bistrot no hotel Villa Cora (Foto: Adriana Reis)

Outra curiosidade histórica do Vila Cora é a quantidade de espécies de rosas meticulosamente cuidadas na extensa área verde de mais de 900 metros. O Villa Cora ocupa uma parte do Jardim de Boboli, nas proximidades do centro histórico de Florença. São mais de 100 tipos! A explicação é que a imperatriz Eugênia adorava rosas. Desde então elas estão por toda parte. Nos jardins, nos salões, nos corredores, nas amenities. Sim, rosa também é a fragrância das amenities, que levam a marca Annick Goutal.

Amenities (Foto: Adriana Reis)
Amenities (Foto: Adriana Reis)

No trajeto à minha suíte me deparo com esculturas nos corredores. No quarto, a opulência do luxo antigo se encontra com a modernidade. Tudo é amplo e finamente decorado. Ao entrar, vejo na sala de estar dois quadros com as iniciais do meu nome. Coincidência! Acho que foi feito para mim. Além do quarto grande e do banheiro todo em mármore, o que mais me encanta é a vista: Florença está ali na minha janela me olhando. Ah, a Toscana é muito linda!

Suíte no hotel Villa Cora (Foto: Adriana Reis)
Suíte no hotel Villa Cora (Foto: Adriana Reis)

E os hóspedes dos 45 apartamentos e suítes do Villa Cora têm ainda mais mimos. Um motorista pode levá-los para o centro. Assim nada de se preocupar em pegar táxi ou procurar os apertados e caros estacionamentos. Tudo de bom! Quer mais mimos e comodidades? Cada quarto tem um telefone celular à disposição para ligar para o hotel ou direto para o motorista ir buscar no horário previamente combinado. Precisa dizer mais?

Sala de estar na suíte no hotel Villa Cora (Foto: Adriana Reis)
Sala de estar na suíte no hotel Villa Cora (Foto: Adriana Reis)

O café da manhã é outro capítulo à parte.  O salão com mobiliário antigo, onde ficam as mesas dos hóspedes e os doces, contrasta com o salão moderno com uma enorme mesa retangular que muda de cor, onde são servidos produtos frescos, pães, frutas e sucos. Fico sem saber por onde começar.

Café da manhã no hotel Villa Cora (Foto: Adriana Reis)
Café da manhã no hotel Villa Cora (Foto: Adriana Reis)

 

Mas depois da primeira xícara de café bem quente minha sensação é de que não quero ir embora.  Acho que podia ficar um bom tempo só aproveitando o ‘sol da Toscana’. Mas vida de jornalista de turismo é assim. Tem sempre novas descobertas pela frente para experimentar, escrever, dividir, postar e divulgar.

Café da manhã no hotel Villa Cora (Foto: Adriana Reis)
Café da manhã no hotel Villa Cora (Foto: Adriana Reis)

Membro Relais & Châteaux, Leading Hotels of The World, Select Hotels & Resorts da Travel Leaders Group e Virtuoso, este hotel é mais que um cinco estrelas, é história pura!

Saio do Villa Cora com a certeza de que é um lugar que ainda tem muita história pela frente.  

Hotel Villa Cora (Foto: Adriana Reis)
Hotel Villa Cora (Foto: Adriana Reis)

Quer saber mais sobre Florença? Acesse “O Que Vi Pelo Mundo”: https://www.oquevipelomundo.com.br/cidade/43/florenca#

*A Jornalista Adriana Reis viajou a convite da Key Partners, representante do hotel Villa Cora no Brasil, da AD Comunicação e com seguro viagem Travel Ace*

Dicas da Dri

  • Não deixe de jantar no restaurante Le Bistrot à beira de piscina. Reserve com antecedência
  • Deixe uma tarde para aproveitar o spa depois de andar pelo centro histórico de Florença.
  • Se o tempo estiver bom vá ao Bellevue Roof Terrace que, como o próprio nome já diz, tem uma belíssima vista da cidade, para tomar um drinque no final da tarde ou à noite.

Serviço

Hotel Villa Cora

  • Endereço: Viale Machiavelli 18, 50125 Florença – Itália – Tel./Fax. +39 055 22 87 90 | +39 055 228 791 99
  • Informações e reservas: https://www.villacora.it/pt/index.php
  • Email: booking@villacora.itinfo@villacora.it
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade