Vinícola Puna, em Cachi: premiada por sua especialidade em encantar

Continua depois da publicidade

O DIÁRIO DO TURISMO viajou a Salta, na Argentina, a convite do Visit Salta e Inprotur Salta, nos dias 4 a 9 de Julho. Participamos do voo inaugural da Aerolíneas Argentinas de Guarulhos- SP à província de Salta, no noroeste do país. Visitamos várias vinícolas.

O Valles Calchaquíes é uma região entre vales e montanhas com altitude que oscila entre os 2 mil metros em relação ao nível do mar, e se estende pelos estados de Salta, Catamarca, Jujuy e Tucumán. Salta sempre foi uma região muito conhecida pelas belezas naturais e pela produção de tabaco e com a crescente implantação de vinhedos na região o turismo passou a ser ainda mais corriqueiro.

Entrada da cidade de Cachi, Salta na Argentina

Conhecemos vinícolas como a Puna na cidade de Cachi; e a El EstecoPianttelli Vineyards na cidade de Cafayate, cidades que ficam 157 km uma da outra. Ao longo dessas visitas compreendemos a diferença das uvas cultivadas nas alturas e que se transformam em excelentes vinhos.

Veja também as mais lidas do DT

por Mary Ellen Aquino*

María Carla Morizzio é sócia-proprietária da premiada vinícola Puna, em Cachi, que possui um Malbec medalha de prata no concurso da Decanter World Wine Awards. A história da vinícola é recente. Morizzio comprou a fazenda  em 2010 para fazer dela um local para passeio e descanso da família, mas após visitar a região da Rioja na Espanha não conseguiu mais parar de pensar em produzir vinhos. Ela já tinha as terras, portanto foi estudar e chamou para junto de seu projeto o enólogo Luis Raul Asmet para assisti-la. Em 2014 saiu a primeira produção do rótulo azul, o Malbec.

María Carla Morizzio é sócia-proprietária da premiada vinícola Puna, em Cachi

97 pontos

Hoje a Puna produz 250 mil garrafas com o objetivo de alcançar 450 mil garrafas em mais quatro anos de produção das uvas. “Os vinhos saem muito bons, esta região é muito particular. Tem muita expressão aromática e de sabor, e estamos muito contentes. Este ano na Decanter ganhamos 97 pontos com nosso Malbec de etiqueta azul que tirou a medalha de prata de toda a Argentina”, comemora Maria. “É o único vinho saltenho com medalha de prata na Decanter, é uma linda surpresa! Esperamos que os amigos brasileiros gostem, pois gostamos muito de vocês e queremos que venham quando quiserem, pois são bem-vindos,” convida a executiva.

Combinações surpreendentes

María Carla Morizzio nos esclarece que a visita à vinícola é combinada com o restaurante da propriedade, onde os visitantes têm a oportunidade de fazer combinações surpreendentes.

“Depois da produção nos preocupamos em incrementar a parte turística da vinícola, em fazer as visitas guiadas, o restaurante e a degustação”, informa a proprietária.

 

Alta Gastronomia

O restaurante oferece alta gastronomia e é realizada uma degustação em quatro passos. O couvert é composto por queijos cortados em cubos com pimentão, ervas e muito azeite; um pão muito comum na Argentina com formato similar ao do pão de queijo, porém mais consistente e esfarela facilmente.

A primeira taça servida é um Torrontés, uva típica da região e produzida a 2.530 metros de altura. De acidez equilibrada, aroma de frutas cítricas e tropicais esta uva vai bem com a salada de mix de alface, quinoa, tomate seco e queijo brie, o frescor dos ingredientes é acima da média. Em seguida, a tradicional Provoleta Rellena, que pode ser feita na chapa ou na churrasqueira, é um provolone com mais ou menos dois centímetros derretido até um certo ponto de consistência. É apetitoso para ser degustado com vinho Rosé de Malbec Suave, que tem um tom avermelhado arrebatador, é adocicado e tem aroma de frutas vermelhas e é bem encorpado.

Restaurante Puna, medalhão de filet mignon com Malbec, cebolas rochas caramelizadas com cravo e batatas rústicas (Crédito: Mary Ellen Aquino)

Prato Principal

O prato principal é preparado com Malbec, e é servido com o Malbec premiado citado no início da reportagem. Ele é leve, tem acidez equilibrada, taninos presentes, notas de especiaria e baunilha, aroma de geleia de ameixa, framboesa e cereja. O filet mignon é macio, suculento, e penetra nas papilas e dentes, para acompanhar cebola roxa caramelizada no cravo e batatas rústicas para acompanhar, o prato é bem elaborado e equilibrado. A sobremesa de mousse de Malbec e Torrontés é feita para agradar ao Deus do Vinho, Dioníso, feito com frutas vermelhas como a amora, framboesa e morangos em caldas, mas satisfaz com deslumbramento aos mortais, que é degustado com um Torrontés suave, um vinho mais seco harmonizaria melhor com a sobremesa.

Em síntese, o Restaurante Puna tem pratos bem feitos utilizando os vinhos que produz, deixando os pratos bem autorais, com a cara do lugar.


Serviço:

BODEGA PUNA

Km 6,5 Camino a la Aguada – Cachi, Salta – Argentina – CP 4417. Dirección Comercial
Miguel de Cervantes 2240 – Grand Bourg . Telefone(+54 387) 5685737

Luis Raul Asmet, enólogo, fala dos vinhos das alturas

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade