Virgin Galactic entra na lista de provedoras de turismo espacial

Continua depois da publicidade

A Virgin Galactic Holdings Inc. enviou clientes pagantes ao limite do espaço pela primeira vez, um marco para a empresa fundada por Richard Branson há quase duas décadas.

A nave VSS Unity chegou ao espaço por volta das 9h30, horário local, no Novo México, revelou a Virgin Galactic em uma transmissão ao vivo do evento em seu site na quinta-feira. Isso foi cerca de uma hora depois que o voo decolou, levando seis pessoas a bordo, incluindo pesquisadores da Força Aérea Italiana e do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália.

Por Loren Grush, Bloomberg

Veja também as mais lidas do DT


A estreia comercial coloca oficialmente a Virgin Galactic na lista de provedoras de turismo espacial, ao lado de empresas como a SpaceX, de Elon Musk, e a Blue Origin LLC, de Jeff Bezos. A Virgin Galactic disse que espera passar em breve para uma cadência regular de voos comerciais mensais, trazendo uma receita muito necessária.

Embora a empresa já tenha transportado funcionários em várias missões de teste, o voo de hoje foi o primeiro com passageiros. É o voo de maior destaque da Virgin Galactic desde que Branson voou para a borda do espaço em 2021.

“Isso é um grande negócio”, disse Mike Moses, presidente de missões espaciais e segurança da Virgin Galactic, em entrevista antes do lançamento. “É para isso que fomos fundados.”

Missão ocorre com mais de uma década de atraso

O primeiro voo comercial saiu muito tempos depois do planejado: a Virgin Galactic foi fundada em 2004 e esperava transportar turistas para o cosmos já em 2008. Ao longo dos anos, a empresa sofreu vários reveses e contratempos, incluindo acidentes fatais, investigações regulatórias e ações judiciais.

A empresa perdeu centenas de milhões de dólares todos os anos desde que abriu o capital em 2019, gerando apenas receita nominal.

O voo de quinta-feira, chamado Galactic 01, ofereceu à tripulação a oportunidade de realizar experimentos e testar cargas úteis em um ambiente espacial. Os passageiros incluíam Walter Villadei e Angelo Landolfi, da Força Aérea da Itália, bem como Pantaleone Carlucci, engenheiro do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália. Eles se juntaram ao funcionário da Virgin Galactic, Colin Bennett, e dois pilotos.

O principal veículo da empresa é o VSS Unity, que é transportado sob a asa de um incomum porta-aviões de fuselagem dupla chamado VMS Eve. Assim que o par atinge uma altitude de 46.000 pés, o avião espacial se destaca e aciona um motor de foguete híbrido, impulsionando-o para o espaço suborbital.

A nave normalmente atinge uma altura pouco acima de 50 milhas, onde a tripulação pode ver a curvatura da Terra da escuridão do espaço, antes de deslizar de volta para a pista.

A Virgin Galactic teve grandes ambições para este modelo de voo espacial. Em seus primeiros dias, a empresa recebeu depósitos de nomes de primeira linha, incluindo Ashton Kutcher, Justin Bieber e Leonardo DiCaprio. Os ingressos custaram inicialmente um quarto de milhão de dólares cada antes de subir.

A Virgin Galactic teve um marco importante em 2018, quando chegou ao espaço pela primeira vez, enviando dois co-pilotos a uma altitude de 51 milhas. Desde então, enviou várias outras missões de teste tripuladas ao espaço.

Em 2019, a empresa abriu o capital por meio de uma empresa de aquisição de propósito específico, capitalizando o boom de cheques em branco para reabastecer seus cofres. Na época, a Virgin Galactic previu um início iminente das operações comerciais e que voaria mais de 1.500 clientes por ano até 2023.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade