Você já foi à Pratinha? Então, vá!

por Reginaldo Marinho*


O atrativo mais visitado da Chapada Diamantina é a Fazenda Pratinha, no Município de Iraquara, com 230 hectares – dos quais 30 há são dedicados às atividades turísticas –situada a 47 km de Lençóis, que fechou 2019 com a média diária de 250 turistas. O plano de manejo, que está sendo concluído, prevê a capacidade de acolhimento até 800 turistas/dia.

O conjunto é formado pelo balneário às margens do rio Pratinha, com dois quiosques, Gruta Azul, Gruta da Pratinha, Pousada Recanto do Major, cafeteria e dois restaurantes na parte superior. O atrativo oferece flutuação pelo interior da gruta, cavalgada, caiaque, stand up e tirolesa com 80m de extensão e 12m de altura.

O apogeu da visualização da Gruta Azul se dá entre 14h30 e 15h30 de abril a setembro, quando o sol atinge o ângulo espetacular. Os cenários são de tirar o fôlego.

Quando você mergulha nas águas cristalinas da Pratinha, você penetra nas páginas da História do Brasil, que esse pedaço de paraíso preserva no Sertão, a memória do comércio de gado bovino entre Goiás e Bahia.

Desde a primeira metade do século XX, a Pratinha era importante ponto de apoio para o pouso de gado que transitava entre as pastagens de Goiás e o mercado florescente de Feira de Santana. Era na Pratinha que os tropeiros estacionavam para restaurar a integridade dos animais em viagem tão longa, reduzir os danos à boiada para poder seguir viagem.

O conjunto é formado pelo balneário às margens do rio Pratinha, com dois quiosques, Gruta Azul, Gruta da Pratinha, Pousada Recanto do Major, cafeteria e dois restaurantes na parte superior (Crédito: fazendapratinha)

O Pratinha é um rio subterrâneo que faz parte da Bacia Sedimentar de Irecê, vindo da região do Morro do Chapéu, que emerge na Gruta Azul e na Pratinha e segue descoberto. Em seu percurso subterrâneo, o rio atravessa subsolo rochoso rico em magnésio e conta com a filtragem das rochas calcárias que asseguram a limpidez de suas águas.

Ériton Oliveira, gerente administrativo do atrativo, fala com entusiasmo de seus planos para a reestruturação da Pratinha. O foco dele é á história do lugar e projeta, finalizado o plano de manejo, aproveitando a vocação agropecuária, começar a estruturar o processo de fabricação de queijos e cachaça artesanais.

Ele irá ampliar o negócio da família e incorporar outras áreas que ainda não foram abertas à visitação. Esperamos que a paisagem cênica a ser oferecida promova o deslumbramento que a gente encontra nas condições atuais.

o rio atravessa subsolo rochoso rico em magnésio e conta com a filtragem das rochas calcárias que asseguram a limpidez de suas águas (Crédito: fazendapratinha)

Carro de boi

Ériton pretende substituir o transporte de turistas com dificuldade de locomoção, que hoje é feito por um quadriciclo com reboque adequado, por um carro de boi com carroça adaptada para transportar cadeirantes. “Aquele som nostálgico do carro-de-boi nos transportará para o tempo das boiadas e de meu bisavô Major Simpliciano, que preservou esse paraíso para a nossa família”, completa Ériton.

Contato:

(75)992504164 / (75)998145806

contato@fazendapratinha.com.br

http://www.fazendapratinha.com.br/

 

 

 


*Reginaldo Marinho é jornalista e colaborador do DIÁRIO no Estado da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redação
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    Mais recentes

    Novos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro são anunciados

    Foram anunciados na tarde desta sexta-feira (22) o nome dos 26 novos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro. O evento vem ano a...

    Operadoras não vendem 50% do que venderam no mesmo mês de dezembro, em 2019

    Um balanço apresentado na tarde desta sexta-feira (22) pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - Braztoa - aponta que o faturamento referente às...

    Turismo Sustentável começam a ser gerados na Grande Reserva Mata Atlântica

    Negócios de turismo sustentável e produção de natureza localizados nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo serão impactados pelo primeiro Centro de...

    Pierfrancesco Vago nomeado Presidente Executivo Global da Cruise Lines International Association (CLIA)

    Uma nota da MSC Cruzeiros acaba de informar que seu presidente honorário Pierfrancesco Vago foi nomeado Presidente Executivo Global da Cruise Lines International Association...

    GOL e LATAM fazem juntas voos da colaboração e da solidariedade

    A GOL e a LATAM demonstram espírito de cooperação e solidariedade no momento da distribuição das vacinas contra a Covid-19. A GOL levou 500...

    Japão nega que as Olimpíadas sejam canceladas

    TÓQUIO (Reuters) - O Japão se manteve firme na sexta-feira em seu compromisso de sediar as Olimpíadas de Tóquio este ano e negou um...

    Relacionadas

    Open chat