WTTC: Indústria de Viagens e Turismo será fundamental para recuperação da América Latina

Continua depois da publicidade

-“A contribuição da indústria de viagens e turismo será essencial para o processo de recuperação da economia na região da América Latina, uma vez superada a pandemia de Covid-19”,  afirmou o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). , por suas siglas em inglês).   A agência, que representa o setor de turismo privado global, publicou seu Relatório Anual de Impacto Econômico (EIR) na última semana e mostra o quão importante foi o papel da chamada “indústria livre de chaminés” na condução da economia latino-americana durante o ano passado.

Números

Em 2019, o setor de viagens e turismo gerou 16,9 milhões de empregos, ou seja, 7,9% da força de trabalho total na América Latina. Também contribuiu com 298,9 trilhões de dólares em PIB, o que representou 8,1% para a economia latino-americana, um crescimento de 1,6% em relação a 2018.   O relatório indica que as despesas de visitantes internacionais totalizaram 47,4 trilhões de dólares, ou seja, 6,7% do total das exportações da América Latina.   Gloria Guevara Manzo, Presidente e CEO do WTTC, observou que “o Relatório de Impacto Econômico de 2019 mostra a importância do setor de viagens e turismo para a economia latino-americana e sua participação vital no processo de recuperação econômica na região; destaca sua capacidade de criar novos empregos e direcionar os visitantes de volta aos destinos, com um efeito cascata econômico positivo em fornecedores grandes e pequenos em todo o setor. ”

Veja também as mais lidas do DT

O WTTC EIR revelou que Argentina e Estados Unidos tiveram o maior número de chegadas nos Estados Unidos, representando 20 e 14 por cento, respectivamente, durante 2019. O Brasil seguiu com 6 por cento, juntamente com Chile e Bolívia.   Enquanto isso, os Estados Unidos registraram o maior número de partidas (14%), com a Argentina em segundo lugar (11%), o Chile em terceiro (10%), seguido pelo Brasil (9%) e Uruguai. (6 por cento).   Globalmente, o setor de viagens e turismo superou a taxa de crescimento do PIB global de 2,5% pelo nono ano consecutivo, graças a uma taxa de crescimento anual do PIB de 3,5%. Isso a tornou a terceira maior economia em termos de crescimento do PIB.   Da mesma forma, o EIR mostra que o setor apoiou um em cada 10 empregos (330 milhões), contribuindo com 10,3% para o PIB global e gerando um quarto (um em cada quatro) de todos os novos empregos.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade