Yucatán se levanta para o turismo com suas pirâmides e haciendas

Continua depois da publicidade

Colocar em uma escala de valores os atrativos turísticos que possuem uma natureza distinta ou construídas em épocas diferentes é uma tarefa difícil e muitas vezes cometemos injustiças com nossas réguas e medidas.

Por Paulo Atzingen (de Mérida, México) – o jornalista viaja com seguro GTA*


Em Yucatán, no México, nos dois primeiros dias do presstrip promovidos pela organização do Tianguis Turístico, essa dúvida aumentou ainda mais. Foi oferecido ao grupo de jornalistas latino-americanos turismo cultural, turismo de natureza, turismo gastronômico e a constatação foi uma só: Yucatán se levanta para o turismo com suas pirâmides gigantescas e seus cenotes cristalinos com um profissionalismo acima da média. E o México descobre seus estados genuinamente turísticos, e amadurece seu setor de serviços com profissionalismo e investimentos na promoção dos destinos.

Quando saí de Mérida, em direção à Zona Arqueológica de Uxmal, ao sul do Estado não fazia ideia do que iria encontrar pela frente e a única referência que tinha de Yucatán era sua pirâmide, Chichén Itzá. Mas Yucatán é muito mais que Chichén Itzá!

Na Hacienda, o mobiliário, a decoração e os pisos coloniais permanecem intactos

Hacienda Yaxcopoil

No meio do caminho – seguindo a carretera Federal 261 – conheci a Hacienda (fazenda) y Museo Yaxcopoil, uma construção colonial erguida sobre construções maias que resistem ao tempo e ao espaço. Fundada no Século XVII, seu nome significa “Lugar dos Álamos Verdes”.

Veja também as mais lidas do DT

A fazenda, imponente, reúne em sua história os três grandes períodos de Yucatán

A fazenda, imponente, reúne em sua história os três grandes períodos de Yucatán: antes da chegada (e conquista) dos espanhóis, o período colonial  e o auge de sua economia no fim do século XIX e início do século XX com a criação de gado e a exploração do henequém – uma fibra originária da região – com dezenas de formas de uso como fabricação de cordas, tecidos, bebidas alcólicas, alimento para o gado, biogás e medicamentos.

Atualmente a fazenda foi convertida em um museu (com mobiliário original) e casa de hospedagem ou como chamam aqui, “Casa de Visitas” restaurada para hóspedes, mediante reserva antecipada.

De todas as fazendas coloniais que existem na península de Yucatán, a maioria se encontra semidestruída. No entanto, a Yaxcopoil resiste ao tempo. Vale a visita.

Yaxcopoil resiste ao tempo. Vale a visita

Serviço:

Hacienda Yaxcopoil

www.yaxcopoill.com

email: hacienda@yaxcopoil.com


Museu do Chocolate

Na região de Uxmal visitamos o Choco-Story – Museu do Chocolate, onde é apresentado toda a história do chocolate. O ponto alto da visita é a cerimônia Maia de preparo do chocolate.

Visita culmina com o preparo do chocolate

Serviço:

Museu do Chocolate

www.choco-storymexico.com

info@choco-storymexico.com

Lodge at Uxmal

A pernoite desta esticada até o sul do Estado de Yucatán foi no Lodge at Uxmal, um hotel boutique com todas as facilidades e serviços para viajantes experientes e exigentes. O hotel tem restaurante com cozinha internacional, mexicana e yucateca. Possui três piscinas e está dentro da Zona Arqueológica Uxmal, um dos pontos altos do PressTrip.

Lodge at Uxmal: premium

Serviço:

The Lodge at Uxmal

maialand.com

info@mayaland.com


Ecos de Uxmal

Após o jantar no restaurante do Lodge at Uxmal, constava na programação a apresentação de  Video Mapping da Zona Arqueológica de Uxmal. Vítima dos tempos do holograma e das imagens tridimensionais, cri que sentaria em uma sala de cinema para assistir um espetáculo artificial.

Errei. E aqui remeto-me ao que escrevi lá no início da matéria: Yucatán é muito mais que Chichén Itzá!

Um Espetáculo de Luz e som por meio da técnica de vídeo mapping, conta a história da dinastia dos maias de Uxmal

As visitas tradicionais a monumentos arqueológicos durante o dia ganharam com a digitalização e a tecnologia contornos que tocam os céus dos deuses maias. Administrado pelo governo de Yucatán, o parque arqueológico de Uxmal ganhou há algumas décadas um toque moderno e interativo: seus Ecos e seus Sons.

Um espetáculo de luz e de som, por meio da técnica de vídeo mapping, conta a história da dinastia dos maias de Uxmal. Estupefato, testemunho a combinação perfeita entre uma grande obra arqueológica escondida entre as sombras da noite que é quebrada por imagens dos deuses, das formas, e da natureza desse povo ancestral. Em espanhol, a história da fundação, apogeu e declínio da cidade de Uxmal é narrada com efeitos visuais de tirar o fôlego. Durante mais de 500 anos Uxmal foi a cidade mais poderosa do oeste do Yucatán e toda essa história é narrada em cerca de 40 minutos. Com uma população estimada de cerca de 25 mil pessoas, a disposição dos edifícios revela conhecimento de astronomia e cosmogonia.

Os participantes do Ecos de Uxmal entram em outra dimensão cósmica

A pirâmide do Adivinho, domina o centro do espetáculo que se estende para outras construções, à medida que o público caminha orientado por luzes no chão e por monitores. A dança das cores e formas maias continuam em destaque no Palácio del Governador, no Templo de las Palomas e no Gran Cuadangulo de Las Monjas.

Os participantes do Ecos de Uxmal entram em outra dimensão cósmica, mas são apenas 40 minutos de um mergulho no grande lago maia. Infelizmente.

Novas Realidades

Definitivamente o turismo pós-pandêmico terá seu formato transformado para algo muito maior a que as superfícies apresentam. As realidades do mundo moderno terão que alcançar a frequência proposta pelo mundo maia. Do contrário, o saque, a conquista e a dominação pela força se repetirão.

Turistas vivem seu momento diante do monumento arqueológico
A arte maia cravada na pedra angular

Quem leva?

Beyond Yucatán (beyondyucatan.travel)


*O DIÁRIO DO TURISMO viajou à convite da organização do evento.

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade