Márcio Favilla anuncia que 2017 será o Ano do Turismo Sustentável

Continua depois da publicidade

por Paulo Atzingen

Durante a abertura da Word Travel Market Latin America (WTM -LA), que acontece em São Paulo de 29 a 31 de março, o secretário executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla adiantou ao DIÁRIO que 2017 foi instituído por sua entidade como o Ano do Turismo Sustentável. “Em dezembro passado a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas – ONU, aprovou que 2017 será o ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Para nós do setor é um grande feito. já houve duas vezes em que anos internacionais foram alusivos ao turismo. Em 2002 ano internacional do EcoTurismo e há exatamente 50 anos atrás, em 67, foi o ano Internacional do Turismo.

Segundo Fávilla, a relevância agora, em 2017, é que  coincide com o começo da agenda de desenvolvimento sustentável de 2030 da ONU . “Vamos aproveitar no ano que vem para mostrar o turismo em suas várias vertentes, daquilo que ele é capaz de contribuir para o desenvolvimento econômico social, cultural, preservação da biodiversidade, construção de entendimento entre os povos, capacidade em contribuir para  a superação da pobreza, em combater o câmbio climático”, enumerou o secretário.

Veja também as mais lidas do DT

Ainda, segundo Favilla, o ano que vem é um ano muito importante para todos os que militam no setor. A abertura oficial deste marco será na Feira Internacional de Turismo da Espanha – Fitur, em janeiro, e termina em dezembro em Genebra. “A OMT espera que todos os países, empresas, entidades, pessoas, todos podem colaborar, inclusive a imprensa especializada”, arrematou o executivo.

Números

Márcio Favilla revelou um pouco antes, em seu pronunciamento que 2015 foi o 6º ano consecutivo de crescimento do turismo internacional, apesar da crise econômica mundial que começou em 2009. Desde 2010, a UNTWO registra alta anual de 4,4% no número de viagens. Em 2015, foram 50 milhões de novas chegadas em comparação com o ano anterior, totalizando 1.184.000.000.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade