Mazzaropi é tema de mostra em Taubaté (SP)

Continua depois da publicidade

O comediante produziu mais de 24 filmes, além de outros trabalhos no circo, no teatro e na televisão. Mazzaropi morreu em 1981, aos 69 anos.

Agência Brasil com edição do DIÁRIO

Um dos maiores símbolos da cinematografia brasileira, Amácio Mazzaropi, é tema de uma exposição que conta sua vida e obra no Instituto Mazzaropi, em Taubaté, no Vale do Paraíba, interior paulista. Ele produziu mais de 24 filmes, além de outros trabalhos no circo, no teatro e na televisão.  

Com o objetivo de preservar e divulgar a história do comediante, o espaço foi criado na década de 90, nas instalações do hotel que pertenceu a Mazzaropi. No local, são encontrados mais de 20 mil itens sobre sua vida e trajetória nos palcos com destaque para fotos, documentos, filmes, objetos cênicos, móveis e equipamentos.

Para chegar lá, partindo da cidade de São Paulo, os interessados têm a opção de seguir pela Rodovia Presidente Dutra até o quilômetro 109 e, desse ponto, entrar à direita e acompanhar as placas de sinalização.

História

Pamela Botelho, coordenadora do museu, lembra que, atualmente, os filmes de Mazzaropi são campeões de bilheteria. Para ela, ao encarnar a figura do “caipira”, o comediante retratou um acontecimento social: a migração do homem do campo para as zonas urbanas. “Ele tratava de assuntos sérios, e às vezes sutis, abordando temas políticos e sociais”, afirmou a especialista.

Veja também as mais lidas do DT

Ela recorda ainda que uma dessas inspirações fez sucesso na teledramaturgia, referindo-se ao personagem “Candinho”, da telenovela “Eta Mundo Bão”, levada ao ar, recentemente. Mazzaropi morreu em 1981, aos 69 anos.

Serviço:

Instituto Mazzaropi
Horários: aberto de terça a domingo, das 8h30 às 12h30
Endereço: Estrada Municipal Amácio Mazzaropi, 249, Taubaté, SP
Tel: (12) 3634-3447
Investimento: R$ 6 para estudantes e R$ 11 para adultos. Idosos e crianças de até 7 anos têm entrada gratuita.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade