Rodrigo Cunha, gerente geral do SPaventura Ecolodge, fala ao DIÁRIO

Continua depois da publicidade

O gerente geral do SPaventura Ecolodge, em Ibiúna, interior paulista, conversou com o DIÁRIO e falou um pouco sobre o projeto e as inspirações que o levaram a ser o que é hoje: sustentável.

Marcos J. T. Oliveira, repórter freelancer do DIÁRIO

Um empreendimento que pode ser considerado um hotel-modelo em sustentabilidade é o SPaventura Ecolodge, em Ibiúna, interior paulista. O hotel apresenta soluções para captação, limpeza, distribuição e reuso da água com preceitos sustentáveis. Construído na Fazenda Morros Verdes e em uma área de aproximadamente 295 hectares, sendo 80% de Mata Atlântica, tem altitudes que variam entre 700 e 960 metros. Para saber um pouco mais sobre as técnicas aplicadas, o DIÁRIO conversou com Rodrigo Dezan Cunha, Gerente Geral do SPaventura.

Veja também as mais lidas do DT

Cunha conta com mais de 30 anos no setor hoteleiro e soma importantes passagens por hotéis como Transamérica São Paulo e Comandatuba, Hotel Unique, Breezes Buzios Resort & Spa e Summerville Beach Resort. Chegou ao SPaventura com a missão de reposicioná-lo no mercado hoteleiro, edificando a imagem e os valores da marca, hoje voltados ao turismo de negócios. “O SPaventura abrigou desde o início de suas atividades, um perfil de receber eventos corporativos. Agora, vivemos um novo momento e esta estruturação vai nos ajudar a atender todas as demandas, sejam familiares ou corporativas. Buscamos nos tornar mais heterogêneos, sem perder as responsabilidades ambientais, tão presente no DNA do empreendimento“, cira Rodrigo ao DIÁRIO.

Acompanhe:

DIÁRIO – Qual a inspiração para criar o SPaventura? Como começou a ideia e como quanto tempo durou a obra? 

Rodrigo Cunha: O SPaventura Ecolodge nasceu do amor e admiração à Natureza. A ideia inicial foi de criar um ambiente em que pudéssemos aproveitar ao máximo todos os recursos naturais, em total harmonia e sempre com respeito ao ambiente. Conseguimos desta maneira, conscientizar os nossos hóspedes que é possível, nos dias atuais, ser sustentável. Foram duas etapas: espaço para eventos, reforma do casarão, lago e restaurante. Em uma segunda etapa foram construídos os chalés e o ginásio poliesportivo, sendo este último entregue em out/2015.

Casarão - um dos espaços do SPAventura, em Ibiúna, SP. (Foto: divulgação)
Casarão – um dos espaços do SPAventura, em Ibiúna, SP. (Foto: divulgação)

DIÁRIO – Qual o motivo de ter sido desenvolvido no conceito sustentável?

Rodrigo Cunha: Primeiro por ideologia, pelo respeito à Natureza, de perpetuar/transmitir a importância e riqueza da Mata Atlântica, tanto da flora como da fauna. De podermos plantar e alimentar a conscientização (e a alma) de todos que por aqui passam sobre a importância da preservação dos recursos oferecidos pela Mãe Natureza.

DIÁRIO – É petfriendly? Acessível? Que outros diferenciais poderia ressaltar para quem não o conhece?

Rodrigo Cunha: Ainda estamos estudando a possibilidade de aceitar PET´s. Possuímos dois chalés adaptados para PNE e transportamos alguns hóspedes para certos pontos do hotel. O maior diferencial é a integração com a Mata Atlântica. O SPaventura está encrustado na Mata Atlântica, por conta disso a sintonia com ela é absoluta. As atividades oferecidas (mais de 40) propiciam uma total imersão, sendo elas as diversas trilhas (num total de 35 km, com diversos níveis de dificuldade), Bike, Trekking, Cavalgadas, Atividades no Lago, Tirolesas, Natação…

DIÁRIO – Qual o perfil do hóspede? Diária média?

Rodrigo Cunha: Famílias, Casais, Idosos, Esportistas, amantes da Natureza, pessoas que gostam de atividades externas, um pouco de aventura, alimentação saudável /orgânica, silêncio, noites estreladas, ar puro. Nossa diária média é de R$ 800,00

DIÁRIO – O Brasil tem ganhado mais empreendimentos similares (mais sustentáveis) ou isso é algo muito particular/individual?

Rodrigo Cunha: Há um movimento de novos hotéis com ideias sustentáveis e outros procurando se tornar mais sustentáveis na prática, tentando criar e estabelecer uma identidade… Ao contrário destes, o SPaventura Ecolodge se diferencia por já ter nascido com DNA / Identidade sustentável.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade