quarta-feira, abril 16, 2025
InícioDestinosNa trí­plice fronteira, passeio do barco Kattamaram II revela...

Na trí­plice fronteira, passeio do barco Kattamaram II revela o encontro das águas dos rios Iguaçu e Paraná

Por Zaqueu Rodrigues (Repórter Especial do DT)

É um começo de tarde de junho de 2019 quando o barco Kattamaram II se afasta do Porto Meira, em Foz do Iguaçu (PR), e ganha as águas escuras e calmas do Rio Iguaçu, fronteira natural entre as terras brasileiras e argentinas.

A moderna embarcação, com capacidade para transportar 250 pessoas, tem revelado a história e as belezas da cidade de Foz de Iguaçu sob uma nova perspectiva: a das águas.

A bordo do Kattamaram II os turistas deparam-se com belezas naturais e patrimônios icônicos da região, como a Ponte Tancredo Neves, popularmente conhecida como Ponte da Fraternidade. Ela foi inaugurada em 1985 e se tornou um marco na relação entre Brasil e Argentina. Até então, a travessia entre os países era feita de balsas e barquinhos.

Vista de baixo, as linhas limpas da Ponte da Fraternidade riscam o céu azul e esbanjam beleza. Ao se aproximar dela, os passageiros do Kattamaram II conhecem melhor a sua história por meio da narração de uma guia da embarcação.

Nesse ponto, após uma pausa para a contemplação, o Kattamaram II faz um retorno e segue agora com destino à um espetáculo grandioso, protagonizado pelo encontro das águas do rio Iguaçu com as águas do Rio Paraná, este considerado o oitavo maior rio do mundo em volume de água.

A bordo do Kattamaram II os turistas deparam-se com belezas naturais e patrimônios icônicos da região, como a Ponte Tancredo Neves, popularmente conhecida como Ponte da Fraternidade (Crédito: DT)

Até alcançar esse encontro considerado marco da tríplice fronteira – Argentina, Brasil e Paraguai – a paisagem revela muitas atrações aos olhos atentos, como as pequenas cachoeiras de rios afluentes, a imponente Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai, e a charmosa e misteriosa – e outrora vulcânica – Ilha Acaray.

Quando o Kattamaram II alcança a tríplice fronteira, todas as atenções se voltam para o Pôr do Sol, um espetáculo que, contemplado das águas, parece desenrolar em câmera lenta. Um deleite visual para uma tripulação de muitas línguas e culturas.

Ao cair da noite, a embarcação enfeita as águas com suas luzes coloridas. É hora de voltar. No solário, os passageiros apreciam um show musical ao vivo com um repertório dançante que celebra as musicalidades dos países vizinhos. No piso inferir, o anoitecer chega acompanhado de um farto e saboroso jantar. Ao fim do passeio, fica aquele gostinho de quero mais.

O Kattamaram II dispõe de ambiente climatizado, solário e serviço completo de bar e restaurante.

______

Serviço:

Passeio de almoço: das 12h às 14h

Passeio de Jantar/Pôr do Sol: das 17h às 19h

Valor: R$ 150 – Inclui Sistema Buffet sem bebidas

Criança de até 6 anos não paga | Criança de 7 a 11 anos e melhor idade brasileiros pagam meia

Embarque no Porto Meira: Avenida General Meira s/n.

Informações: 45 98414 4800 / 45 3527 1444
reservas@ecoturechapora.com.br

________

*O repórter viajou convidado pelo Festival de Turismo das Cataratas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque