Foz do Iguaçu entra na rota da cerveja artesanal com o bar-cervejaria 277 Craft

Por Zaqueu Rodrigues*

Destino de monumentos naturais que dispensam apresentações como as  Cataratas de Iguaçu, uma das sete maravilhas do mundo, Foz do Iguaçu (PR) oferece atrações que ultrapassam a contemplação e conquistam outros sentidos, como o paladar.

Nos últimos anos, a cidade também tem sido descoberta pela cultura da cerveja artesanal, que inspira novos empreendedores.

É o caso do professor doutor Agenor Maccari Jr., que se licenciou da Universidade Federal do Paraná para comandar o bar-cervejaria artesanal 277 Craft Beer.

Ele explica que a essência do espaço é valorizar a tradição local. “Do cardápio à decoração, destacamos a nossa identidade. O regional é a principal marca, tanto que nosso logo é um trator”.

O nome 277, prossegue o professor cervejeiro, refere-se ao número da principal rodovia que dá acesso à cidade, a BR 277.

No local, apenas um vidro separa o bar da fábrica de cervejas. A produção chega a 13 mil litros por mês. “Aqui, fabricamos 14 tipos cervejas artesanais”, conta Agenor.

Ambientes descontraídos para um bate-papo mais ainda (Crédito: DT)

Quebrando preconceitos

Para ensinar sobre a sua arte, Agenor promove encontros de cervejeiros no local e bate-papos abertos ao público. “É uma forma de quebrar muitos preconceitos em torno da cerveja artesanal”, diz.

O 277 Craft Beer também fabrica licor de café e chá mate. E Agenor não esconde a felicidade ao dizer: “Eu vendo mais chá mate do que Coca-Cola”.

Os visitantes do bar-cervejaria não podem deixar de experimentar a queridinha da casa: a cerveja Garota de Capanema. “É a nossa loira belga, fabricada com açúcar Mascavo da vizinha Capanema”, explica.

Com apenas quatro meses de ‘estrada’, o 277 Craft Beer preserva propósitos muito bem definidos, afirma Agenor. “Resgatar e reforçar a identidade cervejeira da cidade”.

Grupo de amigos e colegas jornalistas conheceram o  277 Craft Beer (Crédito: DT)

Fomento Legal

A história cervejeira de Foz do Iguaçu ganhou um importante capítulo em 2017. A Câmara de Vereadores aprovou e o prefeito Chico Brasileiro sancionou um projeto de lei que regulamenta a produção, a comercialização e o consumo de cervejas artesanais na cidade.

O projeto, que visa incentivar a produção artesanal local e impulsionar o turismo, foi elaborado pela Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos sob a gestão de Gilmar Piolla. O documento reconhece os chamados “brewpubs”, estabelecimentos produtores.

A lei permite a produção, a comercialização e o consumo no próprio local. O texto reconhece como micro-cervejeiro o empresário que registre uma produção de até 20 mil litros mensais e 240 mil litros anuais.

“Ao instituir a lei, Foz de Iguaçu deu um passo muito importante para ser reconhecida também pela sua qualidade cervejeira, o que irá fomentar o turismo local e enriquecer a gastronomia”, ressalta o Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos Gilmar Piolla.

O secretário de Turismo de Foz de Iguaçu, Gilmar Piolla, e o repórter Zaqueu Rodrigues (Crédito: DT)

Nova história começando

Piolla afirma que o fomento à cultura cervejeira de Foz de Iguaçu amplia a cada ano com encontros e festejos. Nesse sentido, a legislação da cidade criou o Festival Cervejeiro, que reforça a tradição e premia os melhores produtores com o selo Excelência na Produção de Cervejas Artesanais.

“A cidade é mundialmente reconhecida por suas riquezas naturais. Agora, o mundo também está a conhecendo pelo aspecto gastronômico e cervejeiro. Produzimos aqui algumas das melhores cervejas artesanais do país e estamos desenhando uma rota turística para essa tradição. Essa história está apenas começando”, incentiva o Secretário.

O nome 277 remete à BR-277. a mais importante ligação de Foz do Iguaçu com o restante do Paraná (e com o Brasil) – (Crédito: divulgação)

Serviço:

Bar 277 Craft Beer

Rua Marechal Floriano, 790

Foz do Iguaçu – PR

Craft Bar Facebook

______________________

*O repórter viajou a Foz do Iguaçu convidado pelo Festival das Cataratas

Avatar
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, é reaberto para visitantes

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) reabriu na última quinta-feira (09) mais um importante atrativo turístico do país: o Parque Nacional...

Aeroportos se preparam para o mundo das viagens pós-Covid 19

CHICAGO (Reuters) - Com o COVID-19 devastando o setor de aviação, as companhias aéreas e os aeroportos do mundo todo estão controlando os custos...

WTTC lança campanha para que cadeia do turismo use máscaras

Enquanto não houver vacina para o Covid-19, seu uso ajudará a promover viagens mais seguras e impulsionará a recuperação das economias TRADUÇÃO DO DIÁRIO com...

Latam entra em recuperação judicial no Brasil, com solicitação a tribunal de Nova York

O Grupo Latam Airlines decidiu incluir a operação brasileira no processo de recuperação judicial, solicitado em um tribunal de Nova York, em 26 de...

Parques Walt Disney World Resort reabrem neste sábado (11)

Os parques temáticos Magic Kingdom e Disney’s Animal Kingdom reabrem no dia 11 de julho, seguidos do EPCOT e Disney’s Hollywood Studios, no dia...

Com demissões, CVC estima perdas de R$ 756 milhões com a pandemia

A CVC Corp, maior grupo de turismo do país, anunciou uma previsão de perdas de R$ 756 milhões durante o primeiro semestre do ano,...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias