Foz do Iguaçu entra na rota da cerveja artesanal com o bar-cervejaria 277 Craft

Por Zaqueu Rodrigues*

Destino de monumentos naturais que dispensam apresentações como as  Cataratas de Iguaçu, uma das sete maravilhas do mundo, Foz do Iguaçu (PR) oferece atrações que ultrapassam a contemplação e conquistam outros sentidos, como o paladar.

Nos últimos anos, a cidade também tem sido descoberta pela cultura da cerveja artesanal, que inspira novos empreendedores.

É o caso do professor doutor Agenor Maccari Jr., que se licenciou da Universidade Federal do Paraná para comandar o bar-cervejaria artesanal 277 Craft Beer.

Ele explica que a essência do espaço é valorizar a tradição local. “Do cardápio à decoração, destacamos a nossa identidade. O regional é a principal marca, tanto que nosso logo é um trator”.

O nome 277, prossegue o professor cervejeiro, refere-se ao número da principal rodovia que dá acesso à cidade, a BR 277.

No local, apenas um vidro separa o bar da fábrica de cervejas. A produção chega a 13 mil litros por mês. “Aqui, fabricamos 14 tipos cervejas artesanais”, conta Agenor.

Ambientes descontraídos para um bate-papo mais ainda (Crédito: DT)

Quebrando preconceitos

Para ensinar sobre a sua arte, Agenor promove encontros de cervejeiros no local e bate-papos abertos ao público. “É uma forma de quebrar muitos preconceitos em torno da cerveja artesanal”, diz.

O 277 Craft Beer também fabrica licor de café e chá mate. E Agenor não esconde a felicidade ao dizer: “Eu vendo mais chá mate do que Coca-Cola”.

Os visitantes do bar-cervejaria não podem deixar de experimentar a queridinha da casa: a cerveja Garota de Capanema. “É a nossa loira belga, fabricada com açúcar Mascavo da vizinha Capanema”, explica.

Com apenas quatro meses de ‘estrada’, o 277 Craft Beer preserva propósitos muito bem definidos, afirma Agenor. “Resgatar e reforçar a identidade cervejeira da cidade”.

Grupo de amigos e colegas jornalistas conheceram o  277 Craft Beer (Crédito: DT)

Fomento Legal

A história cervejeira de Foz do Iguaçu ganhou um importante capítulo em 2017. A Câmara de Vereadores aprovou e o prefeito Chico Brasileiro sancionou um projeto de lei que regulamenta a produção, a comercialização e o consumo de cervejas artesanais na cidade.

O projeto, que visa incentivar a produção artesanal local e impulsionar o turismo, foi elaborado pela Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos sob a gestão de Gilmar Piolla. O documento reconhece os chamados “brewpubs”, estabelecimentos produtores.

A lei permite a produção, a comercialização e o consumo no próprio local. O texto reconhece como micro-cervejeiro o empresário que registre uma produção de até 20 mil litros mensais e 240 mil litros anuais.

“Ao instituir a lei, Foz de Iguaçu deu um passo muito importante para ser reconhecida também pela sua qualidade cervejeira, o que irá fomentar o turismo local e enriquecer a gastronomia”, ressalta o Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos Gilmar Piolla.

O secretário de Turismo de Foz de Iguaçu, Gilmar Piolla, e o repórter Zaqueu Rodrigues (Crédito: DT)

Nova história começando

Piolla afirma que o fomento à cultura cervejeira de Foz de Iguaçu amplia a cada ano com encontros e festejos. Nesse sentido, a legislação da cidade criou o Festival Cervejeiro, que reforça a tradição e premia os melhores produtores com o selo Excelência na Produção de Cervejas Artesanais.

“A cidade é mundialmente reconhecida por suas riquezas naturais. Agora, o mundo também está a conhecendo pelo aspecto gastronômico e cervejeiro. Produzimos aqui algumas das melhores cervejas artesanais do país e estamos desenhando uma rota turística para essa tradição. Essa história está apenas começando”, incentiva o Secretário.

O nome 277 remete à BR-277. a mais importante ligação de Foz do Iguaçu com o restante do Paraná (e com o Brasil) – (Crédito: divulgação)

Serviço:

Bar 277 Craft Beer

Rua Marechal Floriano, 790

Foz do Iguaçu – PR

Craft Bar Facebook

______________________

*O repórter viajou a Foz do Iguaçu convidado pelo Festival das Cataratas

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Greater Miami Convention & Visitors Bureau cria programa “Miami Eats” para minimizar impacto nos restaurantes

Enquanto as atividades turísticas não se normalizam, restaurantes, museus e atrações em Miami se reorganizam para combater o impacto da pandemia nos negócios locais...

Governo anuncia R$ 200 bilhões para socorrer trabalhadores e empresas

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (1), cerca de R$ 200 bilhões em medidas para socorrer trabalhadores e empresas e ajudar estados e...

Leonel Andrade é o novo presidente da CVC Corp

A CVC Corp acaba de anunciar a chegada de seu novo presidente, Leonel Andrade.EDIÇÃO DO DIÁRIOCom vasta vasta experiência em gestão, tendo passado por conceituadas empresas como...

Cientistas chineses anunciam descoberta contra covid-19

Um grupo de cientistas chineses isolou vários anticorpos que considera "extremamente eficientes" para impedir a capacidade do novo coronavírus de entrar nas células, o que...

Abav-RJ lança vídeo “Quem dera fosse mentira” (assista!)

Inspirada no 1º de abril - Dia da Mentira, a Abav-RJ acaba de lançar, em seus canais de comunicação, o vídeo “Quem dera fosse...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias