A experiência da Art Decó em Montevidéu

Continua depois da publicidade

Em apenas duas horas de caminhada pela zona central é possível conhecer as principais construções influenciadas por essa arte

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Montevidéu é uma das melhores cidades no mundo para se apreciar o estilo Art Decó e onde o visitante pode encontrar exemplos notáveis desta experiência internacional, que viveu seu apogeu entre 1925 e 1940. O Art Decó, segundo Willian Rey Ashfield – catedrático da História de Arquitetura Nacional uruguaia, é um universo visual e ao mesmo tempo um campo de experimentação formal. Geralmente um processo importante de atração e geometrização combinado à um forte sensualismo, em particular com a representação da figura humana, já para o lado arquitetônico as características dos planos e divisórias são muito particulares possuindo caráter volumétrico e gradiente, caracterizando um todo.

Em apenas duas horas de caminhada pela zona central e núcleo histórico da capital é possível conhecer as principais construções influenciadas por essa arte. Durante o percurso é recomendado observar a infinidade de detalhes, trazidas pelo estilo nascido na França, que integra de maneira singular elementos completamente contraditórios como ferragens, vitrais, marcenaria, decoração em bronze, além da linha volumétrica iconográfica incomum.

Veja também as mais lidas do DT

A experiência do estilo dessa arquitetura no Uruguai, mostra algumas características únicas como tons menos cromáticos, diferentes dos tons encontrados em outros países como México e Europa. O edifício Rinaldi, é uma exceção à regra da cidade, localizado na avenida “18 de julio” em frente a “Plaza Independencia” incorpora elementos cromáticos mais fortes, que lhe dão uma característica importante e o fazem diferente de tudo que existe na cidade.

A experiência do estilo dessa arquitetura no Uruguai, mostra algumas características únicas (Crédito: Ministério do Turismo Uruguai)

Ciudad Vieja

Fazer o tour Decó na “Ciudad Vieja” significa conhecer famosos pontos urbanos, que possuem uma enorme síntese dos valores próprios desse estilo. O conhecido Edifício Mc Lean, mais conhecido como Willians, localizado na rua Solis é uma de obra desenhada pelo arquiteto Jorge Hérran, que integra as artes visuais por meio de trabalhos de escultores como La Borde e Antonio Pena. Nesse edifício pode-se perceber a obra de Guillermo Laborde nas portas com temas vinculados aos zodíacos e as obras de Pena estão presentes nos ornamentos de cimento e metal – realizados em br onze com temáticas mitológicas, maiormente com referência aos rios.

Outro lugar importante, ainda na Ciudad Vieja, é o edifício Artígas, projetado nos Estados Unidos, com muitos componentes produzidos lá, foram transferidos e montados em Montevidéu. Artígas é uma obra com muitos elementos e uma série de conjuntos que lembra uma parte importante da produção norte-americana dos anos 20 de Nova York – a ideia do arranha-céu que pode ser encontrada em outros pontos da avenida “18 de julio”.

No mesmo bairro é possível identificar no edifício Proalmar, situado na fronteira entre o centro e “Ciudad Vieja”, esse estilo de origem tardia do estilo surgido nos Estados Unidos após a depressão de 1929, foi aplicado a obra aproveitando a sua localização de PROA (navio) e esquina, junto ao uso de curvas, linhas horizontais grossas e elementos náuticos como as varandas e janelas dão alusão a símbolos marítimos. O desenvolvimento do Art Decó norte-americano e europeu mais evoluídos linhas vanguardistas ou estilo aerodinâmico incorporado são definidos como Spring Line.

O edifício Rinaldi, é uma exceção à regra da cidade, localizado na avenida “18 de julio” em frente a “Plaza Independencia” (Crédito: divulgação)

Diferentes Origens

Existe ainda no centro da cidade, o Hotel Don que apresenta outros matizes e componentes da decoração e arquitetura da época sob influência da moderna Decó holandesa, e o coma francês. Essa arquitetura, Art Decó, sofreu diversas influências de outros países tornando-se muito eclético em Montevidéu por conta de todos os períodos da história e ousadias. Dessa maneira, diferentes experiencias modernas vão-se integrando e dando lugar a um produto alternativo e único, com uma arquitetura de elementos das mais diferentes origens.

O ex bazar Mitrê, que hoje abriga o centro de fotografia da capital, obra do projetista Juan Genovés – autor pouco conhecido, constitui outro exemplo notável da arquitetura Art Decó incorporando novas tendências e centrando seu desenho na resolução de fachada onde todos os elementos, utilizados pela ornamentação Decó, se incorpora também a estrutura metálica e também o importante painel envidraçado, que conta de uma modernidade que chegou ao país, mais usado em arranha-céus comerciais.

Palácio Diaz, também com a ideia de representar o arranha-céu, com altura apropriada e adaptada a Montevidéu, toma a forma e volume que é característico das construções nova-iorquinas ou inclusive da cidade de Buenos Aires – Argentina, com mais altura. Aqui é importante notar seus beirais, galerias e elementos que compõem a decoração, além da finalização que realmente notável.

Em seu início o estilo Art Decó que começou em Paris ganhou o mundo, e seu romance com Montevidéu dos anos 20, foi inevitável. Desenhou grande parte da arquitetura, decoração e mobiliário até o ponto de se converter em característica da identidade montevideana.

Confira mais no link https://www.youtube.com/watch?v=m4dVI8qefxU

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade