Pesquisa da Abracorp registra crescimento do aéreo no 3º trimestre

A pesquisa da Abracorp mostra números positivos no desempenho das aéreas, com destaque para a Azul

De agências com edição do DIÁRIO

A tradicional pesquisa de vendas realizada nas 28 TMCs associadas à Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – Abracorp, apresenta números positivos na movimentação aérea nacional e internacional. Resultado do 3º trimestre, na comparação com igual período de 2017, evidencia superação da fase recessiva mais aguda e permite projeções otimistas para o 4º trimestre de 2018.

O setor aéreo nacional fechou o 3º trimestre com incremento de vendas em 17,50% e de 10,20% no volume de bilhetes vendidos. A amostra avaliou o desempenho de seis companhias aéreas. Destaque para o resultado da Azul, que teve as vendas aumentadas em 23,80% (saltou de R$ 274.545.234 para R$ 339.881.745) na comparação dos trimestres. Embora com crescimento percentual inferior, de 21,60%, em relação à Azul, o faturamento nominal da Gol foi superior – saltou de R$ 303.755.303 para R$ 369.494.949.

A Latam contabilizou aumento de 10,30% nas vendas (de R$ 270.769.749 para R$ 298.575.219). E a Avianca cresceu 8,70% (de R$ 99.408.435 para R$ 108.048.350). O Market Share de vendas, entre as quatro maiores, apresentou o seguinte quadro: Gol – 32,9%; Azul: 30,3%; Latam: 26,6%; e Avianca – 9,6%. A tarifa média calculada pelo BI Abracorp ficou em R$ 683.

Aéreo Internacional

O crescimento geral em vendas do aéreo internacional foi de 5,70% (de R$ 701.721.733 para R$ 741.971.864. O mesmo percentual de avanço se aplica ao número de bilhetes vendidos – 5,70%. Evoluiu de 178.524 para 188.767. Pesquisa cotejou a movimentação de 15 cias aéreas. Destaque para a liderança da Latam no 3º trimestre. Cresceu 22,16% na venda de bilhetes (de 34.472 para 42.112) e 12,17% no faturamento (de R$ 124.115.596 para R$ 139.215.996).

A despeito de crescer apenas 1,20% em resultado de vendas, a segunda colocada em volume é a American Airlines – saltou de R$ 96.260.689 para R$ 97.459.918. O item “demais cias aéreas” apresentou incremento de 26,37% em vendas (saltou de R$ 60.494.962 para R$ 76.448.862. A Avianca cresceu 19,80%, passando de R$ 15.404.385 para 18.448.368, E a Gol avanço 4,30% (de R$ 13.209.326 para 13.779.301).

O Market Share em vendas teve a liderança da Latam, com 18,7% do total. Seguem American Airlines (13,1%) e “demais cias aéreas” (10,3%). Esse item, composto por nove cias aéreas, destaca a Alitalia (cresceu 36,70% – de R$ 7.994.557 para R$ 10.931.667) e a Air Canada (cresceu 35,80% – de R$ 8.003.836 para R$ 10.869.759).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Ilha de Páscoa: uma viagem ao umbigo do mundo

Nos últimos anos a população tem sido consultada a respeito da dependência do governo chileno Por Paulo Atzingen (de Hangaroa – Ilha de Páscoa) -...

ABBTUR Nacional se reorganiza e elabora pesquisa junto a afiliados

A ABBTUR Nacional - Associação  Brasileira de Turismólogos e profissionais de Turismo promoveu esta semana uma reunião extraordinária com suas seccionais, para uma avaliação do...

Rede Blue Tree oficializa sua cooperação com profissionais da Saúde

A rede Blue Tree Hotels oficializou nesta quinta-feira (9) sua participação na guerra contra o coronavírus e abre seus hotéis no Brasil para receber...

Beatriz de Carvalho, da Hotec: “nossos alunos têm bolsa por meritocracia”

HOTEC colocou no mercado 600 novos profissionais em 2016REDAÇÃO DO DIÁRIO - 15 ANOS DIÁRIOS - PUBLICADO DIA 17 DE JUNHO DE 2016Independente dos...

15 filmes relacionados ao tempo para ver na quarentena

Diante da pandemia do novo coronavírus, o isolamento social já é realidade de muitos países, inclusive do Brasil. Para lidar com esta situação, é...

Contágio Bastardo – Crônica de Osvaldo Alvarenga*

Um mês depois do primeiro diagnóstico de COVID-19, Portugal entrou na fase de mitigação. É o nível de alerta mais alto, avisou a Senhora Ministra da...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias