O setor de compras da Accor desempenha um papel importante na maioria dos compromissos de sustentabilidade do Grupo
A Accor anunciou nesta segunda-feira (13) a cofundação da Aliança Hoteleira para Compras Responsáveis (HARP – Hospitality Alliance for Responsible Procurement), juntamente com quatro grupos hoteleiros globais: Hilton, IHG Hotels & Resorts, Marriott International e Radisson Hotel Group, juntamente com duas organizações de compras de grupos hoteleiros – Avendra e Entegra, e agência de classificação de sustentabilidade EcoVadis.
De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a presente união está alinhada com as metas da Accor de reduzir as emissões de carbono do escopo 3.
“Uma parte importante da pegada ambiental, social e de governança de hotelaria recai sobre os seus fornecedores. Como principal interface com as cadeias de abastecimento, as funções e organizações de compras têm um papel decisivo a desempenhar na definição de práticas mais sustentáveis”, diz a nota da empresa direcionada à imprensa.
Segundo a rede hoteleira, a HARP foi criada como uma nova forma de medir e melhorar o desempenho da sustentabilidade da cadeia de abastecimento, utilizando os conjuntos de dados de classificação de sustentabilidade da EcoVadis para criar metodologias de avaliação partilhadas. Assim, capacitam-se empresas envolvidas para interagir com os seus principais fornecedores e facilitando a troca de conhecimentos inovadores para acelerar um impulso unificado em direção às melhores práticas.

Visão e ação de sustentabilidade da Accor
Accor afirma que identificou desde cedo o poder das compras para preencher a lacuna entre a visão e a ação de sustentabilidade. Tem sido esta função empresarial fundamental para liderar os esforços nesse quesito dos fornecedores em todos os processos e soluções.
Tal constatação tem feito com que a Accor opere na vanguarda das compras sustentáveis há vários anos. De acordo com a empresa, o Grupo emprega processos rigorosos para garantir uma seleção rigorosa de fornecedores cada vez mais responsáveis e que cumprem os requisitos do código de compras responsáveis, pré-requisito contratual desde 2017 e atualizado regularmente para estar alinhado com as novas regulamentações e os compromissos do Grupo.
O setor de compras da Accor também desempenha um papel importante na maioria dos compromissos de sustentabilidade do Grupo. Para alcançar o objetivo da Accor de erradicar os produtos plásticos descartáveis na experiência do hóspede, as equipes de compras implementaram o fornecimento global e local de alternativas zero de plástico, incentivando os fornecedores a fazerem a transição e a inovação.
A Accor também reafirmou o seu compromisso Net Zero até 2050, assinando diversas iniciativas (por exemplo, SBTi, UNTWO). Estas iniciativas visam redefinir a sua trajetória de carbono para alinhá-la com as metas de limitação do aquecimento global estabelecidas pelo Acordo de Paris. Incluindo uma ambiciosa meta de redução de emissões de -46% das emissões absolutas no escopo 1 e 2 e -28% das emissões absolutas no escopo 3 até 2030 (em comparação com o ano base de 2019).
“Iniciativas inovadoras e baseadas em soluções que se concentram nas atividades comerciais principais são cruciais para concretizar a visão da indústria hoteleira para um futuro sustentável. Esta colaboração marca um próximo passo do qual a Accor tem muito orgulho de fazer parte. Estamos entusiasmados por liderar esforços criativos ao lado de grandes grupos hoteleiros e de compras. A colaboração sem dúvida proporcionará um valor incomparável não apenas aos nossos fornecedores, mas também aos nossos hóspedes, à medida que continuamos a pressionar por um impacto positivo”, pontuou Caroline Tissot, Group Chief Procurement Officer Accor na nota enviada ao DIÁRIO.
EDIÇíO DO DT.