Adriana Cardoso, diretora de marketing da Bourbon: “o apelo (de comunicação) para o resort é 100% emocional”

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Adriana Cardoso, na nova sede da rede Bourbon, na Avenida Paulista, em São Paulo (Crédito: Eric Afonso - DT)

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Dinâmica, antenada com a economia hoteleira e suas vertentes, sintonizada com as demandas que o setor de marketing e comunicação exigem em tempos tecnológicos, Adriana Cardoso, diretora de marketing da Bourbon Hotéis & Resorts encaixou a entrevista concedida ao DIÁRIO entre reuniões de equipe que faz diariamente na nova sede da rede, na Avenida Paulista, e sua ida para o aeroporto para mais uma viagem a Curitiba, onde fica a outra sede da empresa.

Durante a entrevista ficou evidente que a reputação e a credibilidade de uma marca não se medem apenas por seu aspecto objetivo e mercadológico, mas pelo nível de comprometimento e conhecimento que seus colaboradores têm dela, pela simpatia e solicitude junto a parceiros e pelo tratamento gentil à imprensa.  Com segurança, Adriana ajuda a construir a ótima imagem da rede, conquistando a confiança de seus presidentes e sendo porta-voz em assuntos de marketing e comunicação.

Nesta entrevista, concedida ao editor do DT, jornalista Paulo Atzingen, a diretora falou de estratégias para atingir o público final (B2C) e o corporativo (B2B), sobre as estratégias para alcançar o público da melhor idade e os diferentes apelos para seduzir hóspedes para os resorts ou, ao contrário, para os hotéis urbanos. Dividimos o conteúdo em tópicos; acompanhe:

Ações para o público final (B2C)

Temos dois focos muito importantes: o primeiro é fazer com que os hotéis de cidades também recebam cada vez mais clientes aos finais de semana; começamos a trabalhar muito forte isso esse ano;  um exemplo é o Bourbon Curitiba onde lançamos uma campanha em que pagamos 50% do uber, do taxi ou qual for o transporte que nosso cliente chegar ao hotel. O objetivo é atrair também o cliente final e estamos pensando cada vez mais em criar benefícios exclusivos para esse cliente. Quanto aos resorts, um ponto muito forte no B2C é o entretenimento cada vez maior com a nossa parceria com o Mauricio de Souza. Hoje temos 35 mil crianças cadastradas no Clube Bourbon, com o índice de retorno altíssimo em quatro anos de clube. Temos crianças que já voltaram 25 vezes nesses resorts. Posso afirmar que essa é a nossa maior alavanca, o nosso principal diferencial competitivo nos Resorts (Atibaia e Foz do Iguaçu), já que neles o nosso foco no cliente-lazer é o perfil família.

Turma da Mônica

O interessante da Turma da Mônica, do Mauricio de Souza, é que ela atinge desde pessoas com mais de 50 até as crianças de menos de um ano. A ideia com o Clube Bourbon, é promover o relacionamento com as crianças, fazer com que a criança crie um vinculo afetivo com a nossa marca e amanhã, quando ela for adulta, quando ela escolher um destino corporativo ou para eventos, ela terá aquele apego à (marca) Bourbon. Além disso, temos uma marca que se direciona cada vez mais ao público mais jovem, nesse caso não obviamente às crianças, a Rio Hotel By Bourbon.

Rio Hotel By Bourbon

A marca Rio Hotel quebra com os paradigmas da hotelaria tradicional e traz um novo perfil de produto para um novo perfil de público. A Bourbon é uma rede caracterizada por hotéis de hotelaria tradicional. Na marca Rio, por exemplo, ninguém usa gravata, o gerente do hotel não usa gravata, o recepcionista não usa gravata. A gente tem um visual mais leve que se traduz no serviço para atingir esse perfil de público CEO de empresa que hoje tem 25 anos.

Melhor Idade

O Brasil vai deixar de ser um país jovem e temos trabalhado muito esse público também, um segmento que viaja cada vez mais. Temos em nossos hotéis uma programação sempre destinada especialmente à melhor idade. Nos dois resorts a gente tem isso. Recebemos inúmeros, incontáveis grupos da melhor idade, principalmente nessa época agora, entre o Natal e o Ano Novo. Esse perfil procura destinos mais tranquilos para passar as festas de fim de ano. Temos pessoas e uma comunicação absolutamente direcionada para esse público, seja por meio de agências de viagens parceiras, seja por meio de nossa equipe mesmo, para dar segurança e a certeza àqueles hóspedes de que os nossos hotéis (em especial os resorts) estão preparados para recebê-los. Os resultados têm sido positivos.

Apelo Emocional e Racional

O apelo (de comunicação) para o resort é 100% emocional. Eu vendo emoção eu vendo experiência, experiência única de você estar em um contato com o personagem da Turma da Mônica, a experiência única de você estar naquela piscina maravilhosa. Quando eu vendo hotel de cidade eu vendo razão. Por que é legal você ficar no Bourbon Curitiba? Um final de semana ou durante a semana? Porque eu tenho uma localização absolutamente estratégica que te oferece um percurso muito curto para chegar em um centro de negócios ou um percurso muito curto para você chegar em um ponto turístico. E por que que é interessante ficar no Bourbon Foz do Iguaçu? Quando eu vendo o Bourbon Cataratas Resorts eu vendo sonho, é um upgrade adicional, já que você trabalhou, você merece curtir um feriado com a sua família em um lugar dos sonhos. Então é isso: quando eu vendo o Bourbon Business eu vendo o racional… quando é lazer é muito mais o apelo emocional.

Eventos

Temos trabalhado cada vez mais a importância dos eventos em nossa rede. Hoje, dentro do nosso portfólio (só falando dos principais produtos), eu tenho os dois resorts com centros de convenção enormes, (com o novo Ball Room em Atibaia inaugurado recentemente com uma estrutura gigantesca), acabamos de inaugurar uma área de alimentação lá em Atibaia, o que dá suporte total ao cliente de eventos e a Bourbon tem, além dos dois Resorts no Brasil, o Bourbon Assunção que é o maior centro de convenções do Paraguai, anexo ao nosso hotel. Além disso temos o Bourbon Curitiba que é o principal centro de eventos da capital do Paraná.

Tivemos um encontro com organizadores de eventos outro dia e eles mencionaram muito isso: várias redes negligenciaram a área de eventos, mas ao contrário, a Bourbon assumiu esse posicionamento e desde sempre esse é o nosso foco estratégico. Temos uma equipe comercial muito forte para vender eventos, a gente entende que eventos é uma alavanca fundamental para os nossos produtos.

Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort Foz do Iguaçu (Crédito: divulgação)

Sobre a Bourbon Hotéis & Resorts

Com 55 anos de vida, a Rede Bourbon tem um portfólio diversificado e com categorias para atender a todos os perfis de hóspede, contando também com uma estrutura completa para eventos, de todos os portes. Atualmente, a Rede conta com hotéis em operação em três países – Argentina, Brasil e Paraguai – com as marcas Bourbon Exclusive, Bourbon Hotéis & Resorts (Grand Bourbon, Convention & Spa Resort, Convention, Business, Residence e Express), além dos novos empreendimentos da marca Rio Hotel by Bourbon, que iniciou as operações em 2016, com o conceito de serviços sob medida e excelente relação custo X benefício.

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