Aeroporto Internacional do Recife passa a ser administrada pela empresa espanhola Aena

Continua depois da publicidade

As operações no Aeroporto Internacional do Recife/Gilberto Freyre-Guararapes (PE) passam a partir desta terça-feira (3) a serem feitas pela empresa espanhola Aena Desarrollo Internacional.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

———————–

Com a saída da Infraero, a Aena passa a administrar o terminal, já que é a  vencedora do leilão que arrematou os aeroportos do Bloco Nordeste por R$ 1,9 bilhão, com ágio de 1.010% em relação ao lance mínimo inicial de R$ 171 milhões.

O terminal recifense foi o último do Bloco Nordeste a ser entregue à Aena. Nos dois primeiros meses de 2020, já foram concluídas as transferências dos aeroportos de Juazeiro do Norte (CE) em 12/1, Campina Grande (PB) em 15/1, Maceió (AL) em 12/2, Aracaju (SE) em 19/2, e João Pessoa (PB) em 23/2.

Alta no fluxo em 2019 

O terminal encerrou 2019 com alta na movimentação de passageiros. Foram contabilizados, no período, 8.531.312 embarques e desembarques – 1,2% a mais que os 8.422.566 viajantes registrados em 2018. O fluxo de operações também teve alta no ano passado, se comparado ao ano anterior: foram 80.889 pousos e decolagens ante 78.766.

Veja também as mais lidas do DT

Bem avaliado 

O Aeroporto dos Guararapes recebeu boa avaliação de quem frequentou o terminal no último trimestre de 2019. A pesquisa de satisfação do usuário, divulgada no início de fevereiro, pelo Ministério da Infraestrutura, alcançou 67,5% das avaliações positivas nos indicadores correspondentes ao terminal recifense, que está na categoria de aeroportos que movimentam de 5 a 15 milhões de passageiros ao ano.

Sobre o aeroporto 

Inaugurado em julho de 2004, o terminal de passageiros da aviação comercial em Recife possui infraestrutura completa para garantir a operacionalidade do aeroporto, com 21 posições de estacionamento no pátio principal de aeronaves, 11 pontes de embarque, 16 portões de embarque, ampla praça de alimentação, elevadores e escadas rolantes, além de estrutura de internet sem fio, cerca de 800 pontos de energia para carga de eletroeletrônicos e, também, um completo mix comercial.

A Infraero se despede da administração do equipamento. Assume a gestão do aeroporto (Crédito: Francisco Andrade)

O aeroporto tem capacidade de atendimento de 17,8 milhões de passageiros por ano. Atualmente oito companhias aéreas operam no terminal pernambuaco: Gol, Latam, Azul, TAP, TACV, Air Europa, Condor e Copa. Diariamente, são oferecidos mais de 80 voos, que ligam a cidade pernambucana às capitais Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Goiânia (GO), Belo-Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Manaus (AM), Belém (PA), Aracaju (SE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e São Luís (MA). Já para voos regionais, o Guararapes conta com opções para as cidades de Juazeiro do Norte (CE), Imperatriz (MA), Campina Grande (PB) e Fernando de Noronha (RN).

E para o exterior as rotas têm frequência média de 43 operações por semana. Os destinos internacionais são a Cidade do Panamá, no Panamá, Cidade de Praia, em Cabo Verde, Santiago, no Chile, Buenos Aires, Rosário e Córdoba, na Argentina, Montevidéu, no Uruguai, Miami, Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. Na Europa, há ligações Lisboa, em Portugal e Madrid, na Espanha.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade