Antonio Azevedo, presidente da ABAV-PR fala sobre o 25º Salão do Turismo do Paraná

O 25° Salão do Turismo Paranaense começa nesta quinta-feira (2) em Curitiba. O DIÁRIO conversou com Antônio Azevedo, presidente da Abav Paraná.  Confira:

DIÁRIO – Azevedo, qual é a sua análise (e sentimentos) ao chegar no 25° Salão do Turismo como dirigente de uma associação de classe que também completa seu cinquentenário?

ANTONIO AZEVEDO – De muita alegria por eu  ter sido o mentor desse evento, ora em  seu Jubileu de Prata, e por verificar que o mesmo tem se adaptado às mudanças do mercado e à valorização e capacitação dos agentes de viagens. Também o Jubileu de Ouro da ABAV-PR é motivo regozijo e orgulho pois nossa entidade ao longo destes 50 anos tem consciência que muito contribuo para a valorização do turismo do Paraná e, principalmente, no apoio e valorização das Agências de Viagens associadas.

DIÁRIO – Acompanhamos o seu trabalho desde os primeiros impactos que a digitalização causou no agenciamento, principalmente com a queda e praticamente o fim do comissionamento aéreo. Quem sobreviveu fez o que?

ANTONIO AZEVEDO – Anteriormente os agentes de viagens eram remunerados basicamente através de comissões pagas pelo fornecedor de conteúdo ou de produtos.

Hoje os profissionais especializados nessa atividade,  são remunerados pela venda de serviços derivados de sua expertise em:  CONHECIMENTO – TEMPO – SEGURANÇA E CURADORIA, que são fatores diferenciais ofertados, para quem quer viajar com tranquilidade e economicidade.

DIÁRIO – O agente de viagem paranaense difere-se dos de outros estados? Se sim, em quê?

ANTONIO AZEVEDO – Não vejo grandes diferenças entre os profissionais do Brasil. As diferenças podem ocorrer em relação a experiencia  profissional, capacitação de cada um e ao fator mercado. Mas isso é válido para os agentes de viagens de  todos os Estados.

DIÁRIO – Quais os novos desafios dos agentes de viagem?

ANTONIO AZEVEDO – Os desafios são principalmente derivados das necessárias adequações  ao mercado e à tecnologia. Isso requer que o Agente de Viagem esteja antenado e olhe para a frente e não para trás.

perfil:

Antonio João Monteiro de Azevedo, é administrador, com grande experiência profissional e empresarial nas áreas pública e privada e com participação ativa em entidades classistas e profissionais. Entre elas foi Vice-Presidente da Associação Comercial do Paraná e do Conselho Regional de Administração do PR, além de Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio do Paraná.

Na Associação Comercial do Paraná propôs e coordenou projeto inovador de desenvolvimento econômico sustentável “Mais Curitiba”. Também foi Coordenador do Conselho Político 2004 a 2006.

Na área turística é Diretor/Sócio da Eventtour / Paraná Travel desde 1987. Anteriormente foi sócio de uma empresa de eventos.

Na ABAV-PR, tem participação ativa desde 1989, tendo exercido diversos cargos na Diretoria da ABAV-PR e sendo seu Presidente entre 1997 a 2001 e de 2005 a 2007 e 2007 a 2009, e na gestão 2017 a 2019. Coordenou como anfitrião o Congresso e Feira da ABAV-99, a mais importante da fase itinerante. Também foi o idealizador, em 1995, do Salão Paranaense de Turismo, realizado anualmente.

 

Na ABAV Nacional foi eleito Conselheiro em 1991, tendo sido Conselheiro Fiscal (1995 a 1999), Vice-Presidente (1999 a 2003) e Diretor do Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV – ICCABAV (2005 a 2011 e 2015 a 2017)), coordenando entre outros, a execução dos Programas Proagência I e II, além do Benchmarking edição 2010.

 

Eleito Presidente Nacional da ABAV (2011 a 2015) onde realizou gestão inovadora e produtiva, internacionalizando a entidade com atuação ativa em diversos fóruns  mundiais, renovando o maior evento de turismo das Américas – ABAV Expo, com os maiores índices de participação já realizados e com a criação da Vila do Saber, maior fórum de debates e capacitação do setor. Também atuou de maneira decisiva para aprovar em sua gestão a Lei de Regulamentação das Atividades das Agências de Viagens.

 

Foi membro do Conselho Estadual de Turismo do Paraná, dos Conselhos da Paraná Turismo, do Centro de Convenções de Curitiba e da Eco Paraná e também do Conselho Municipal de Turismo de Curitiba. Foi eleito Vice-Presidente do Conselho Estadual de Turismo em 09/2017 a 09/2019.

Foi Secretário de Turismo da Prefeitura Municipal de Curitiba (2001 a 2003).

 

Foi membro do Conselho Nacional de Turismo  e da ANAC – Agencia Nacional de Aviação Civil.

 

Recebeu por três vezes o título de Personalidade Turística do Ano, concedido pela ABRAJET – Associação dos Jornalistas de Turismo do Paraná. Também foi homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba, pela Assembleia Legislativa do Paraná e pelo Município de Foz do Iguaçu.

 

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

A partir de quarta-feira (3), a Itália permitirá a liberdade de movimento em todo o país

ROMA (Reuters) - As mortes causadas pela epidemia de Covid-19 na Itália subiram em 55 nesta terça-feira, contra alta de 60 no dia anterior,...

Plataforma com ambiente de treinamento em hotéis é lançada

Ao vestir a camisa de quem está à frente da batalha de combate ao Covid-19 e em todo o processo de retomada das atividades...

Cancun recebe selo de segurança de viagem da WTTC

O objetivo é promover a reativação segura da atividade turística e recuperar a confiança dos viajantes, com medidas de higiene e saneamento.A OMT expressou...

Hotéis miram retomada e contratam empresas especializadas em biossegurança

Consultorias especializadas assessoram hotéis na elaboração e implementação de novos protocolos para preservar a segurança de colaboradores e clientes na retomada POR REDAÇÃO (Zaqueu Rodrigues...

Nobile Hotéis reabre unidades com protocolos de higiene e segurança intensificados

A Nobile Hotéis, comprometida com a segurança das pessoas na retomada de suas operações, divulgou aos empreendimentos de seu portfólio os protocolos de higiene...

Saiba mais sobre o visto para jornalistas nos Estados Unidos

Desde 1999, observa-se o Dia da Imprensa Nacional em 1º de junho, data em que começou a circular o jornal Correio Braziliense, em 1808....

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias