Aos 75 anos, companhia aérea Alitalia realiza o último voo

Continua depois da publicidade

Um voo noturno da Alitalia saindo de Cagliari, capital da Sardenha, com desembarque às 21h em Roma marcará o pouso final da icônica companhia fundada em 1946

REDAÇÃO COM REUTERS

A companhia aérea italiana Alitalia fará o seu último voo nesta quinta-feira após 75 anos de operação transportando papas e a alta sociedade política da Itália.

Um voo noturno saindo de Cagliari, capital da Sardenha, com desembarque em Roma por volta das 21h GMT marcará o pouso final da companhia aérea fundada em 1946.

Veja também as mais lidas do DT

A empresa terminou apenas um ano no azul neste século e o governo a correu várias vezes, injetando mais de 8 bilhões de euros (US $ 9,27 bilhões) nos últimos três anos.

A história da Alitalia é marcada por disputas políticas, com o partido de oposição de extrema direita Irmãos da Itália culpando o governo do primeiro-ministro Mario Draghi.

“Hoje estamos perdendo mais uma joia, uma empresa que fez a história do nosso país e nos orgulha de sermos italianos”, disse o líder do partido Giorgia Meloni.

Depois de tentar vender a Alitalia, em 2020, Roma se rendeu às consequências da pandemia no setor aéreo e criou o ITA (Italia Trasporto Aereo) a partir de suas cinzas.

O ITA receberá do governo uma ajuda de 1,35 bilhão de euros ao longo de três anos e começará com 52 jatos e 2.800 funcionários, em comparação com cerca de 110 aeronaves e uma força de trabalho de 10.000 da Alitalia.

Um acordo negociado com a Comissão Europeia estabelece que deve haver uma descontinuidade clara entre a Alitalia e sua sucessora [ITA], e a nova operadora deve ser lucrativa até o final de seu plano de negócios 2021-2025.

O legado da Alitalia de altos custos, má administração e forte influência política e sindical aumenta os desafios encontrada pela ITA.

A nova operadora está em negociações para comprar a marca da Alitalia e deve manter a tradicional pintura verde-branca-vermelha.

O lançamento de um transportador mais ágil deixa um ponto de interrogação sobre o futuro de mais de 7.000 trabalhadores da Alitalia que serão colocados em um esquema de demissão temporária pago pelo governo até pelo menos setembro de 2022.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade