Argentina proíbe viagens domésticas e futebol durante lockdown

Continua depois da publicidade

O governo da Argentina confirmou nesta sexta-feira (21) que o turismo e as viagens regionais sem motivos essenciais serão proibidos durante o “lockdown” de nove dias anunciado na noite de quinta-feira (20).

Valor Econômico


Em uma reunião com representantes da prefeitura e da província de Buenos Aires, hoje, o governo de Alberto Fernández estabeleceu um esquema de fiscalização para evitar que a população circule na região metropolitana da capital durante o período.

Mais tarde, representantes da Casa Rosada terão uma reunião com os governadores das demais províncias para discutir a fiscalização das principais estradas usadas pelos argentinos para circular pelo país.

Fernández afirmou, ontem, que a Argentina vive a “pior fase da pandemia” e determinou que apenas serviços essenciais poderão funcionar até 31 de maio. Mantendo a população em casa, o governo quer quebrar as cadeias de transmissão do vírus nos próximos nove dias.

Veja também as mais lidas do DT

Desta forma, os argentinos também não poderão viajar para longe de suas casas durante o período, que inclui um fim de semana prolongado por causa de um feriado na próxima terça-feira (25).

“Acertou-se adotar os esforços necessários para evitar a circulação interjurisdicional entre a cidade e a província [de Buenos Aires] a partir de hoje. O turismo está proibido, apesar dos feriados. Por isso, transmitimos às pessoas que elas devem ficar em casa e não devem viajar”, disse a ministra da Segurança, Sabina Frederic, ao final da reunião.

Fontes do governo disseram ao jornal “La Nación” que um forte esquema de fiscalização será montado nas principais estações de trem e estradas de Buenos Aires para impedir viagens para a Costa Atlântica, onde estão algumas das principais cidades turísticas do país, como Mar del Plata.

Futebol
Na esteira da determinação do lockdown pelo governo federal, a Associação do Futebol Argentino (AFA, na sigla em espanhol) anunciou nesta sexta-feira a suspensão dos torneios organizados pela entidade até o dia 30 de maio.

Partidas de torneios internacionais, como a Taça Libertadores e a Copa Sul-Americana, serão realizadas normalmente no país, de acordo com a decisão tomada pela AFA em coordenação com o governo de Fernández.

Apesar da sequência dos jogos internacionais, a suspensão dos torneios locais levanta novas dúvidas sobre a capacidade da Argentina de sediar a Copa América, marcada para começar no dia 13 de junho.

Ontem, a Colômbia, que organizaria o torneio junto com a Argentina, deixou de ser sede da competição por causa dos protestos contra o governo de Iván Duque que se arrastam há mais de três semanas.

Em uma última tentativa de manter o torneio no país, a Colômbia pediu para que a Conmebol adiasse a Copa América para novembro. No entanto, a entidade que comanda o futebol sul-americano recusou o pedido.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade