Associação de Parques prevê demissão de 1,5 mil trabalhadores em Gramado e Canela

Continua depois da publicidade

A Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha (APASG) prevê a demissão de 1,5 mil colaboradores entre seus 17 associados com o fechamento dos parques e atrativos de Gramado e Canela, devido ao decreto do governo do Rio Grande do Sul.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Em nota, na na tarde desta quarta-feira, a associação adianta que com a bandeira preta do modelo de distanciamento controlado no enfrentamento da pandemia, atrações turísticas da região estão fechadas desde o dia 22 de fevereiro. “O setor terá demissão em massa, desde o operacional até o alto escalão dos empreendimentos. São 1500 trabalhadores com carteira assinada entre os associados da APASG e estimamos mais de 2000 empregos diretos contabilizando não associados. Para evitar essas demissões, os parques e atrativos precisariam reabrir imediatamente, com os já conhecidos protocolos e habitual responsabilidade”, afirma Manoela Costa, presidente da APASG.

Segundo Manoela Costa, o setor de parques e atrativos foi o que se manteve por mais tempo fechado desde o começo da pandemia e, inicialmente, mesmo na bandeira vermelha eram proibidos de abrir. Por conta destas restrições, alguns associados da APASG fecharam suas portas ainda em 2020, e não há perspectiva de reabertura.

“Até o presente momento, os associados conseguiram manter todos os empregos, apesar dos decretos. Mas agora a situação se agravou muito. Sem público o faturamento é zero, enquanto os custos para se manter uma atração turística aberta ou fechada são praticamente os mesmos. Além da folha salarial, é necessário bancar as despesas com manutenção. Existem muitos procedimentos que devem ser mantidos, e por isso parques e atrativos são diferentes de outros negócios que podem simplesmente fechar portas e encerrar operações”, explica a presidente da APASG.

Com todos os custos e rescisões de contrato de funcionários, o setor avalia que muitos empreendimentos terão que recorrer a linhas de crédito, o que dificultaria ou até mesmo inviabilizaria uma retomada das atividades. “O fechamento dos parques e atrativos não é apenas um problema deste setor, mas de todo o turismo de Gramado e Canela, que precisa de sua cadeia funcionando para que possa se manter. Há diversos relatos da hotelaria e operadoras mencionando hóspedes e turistas que cancelaram reservas em razão da restrição aos atrativos. E isso afeta todos. Hoje, o turismo movimenta 85% da economia em uma região com mais de 100 mil habitantes, e até mesmo a região metropolitana é afetada, pois a Serra Gaúcha é responsável por mais de 40% do fluxo do principal aeroporto do estado”, completa.

Veja também as mais lidas do DT

Para uma reabertura parcial e monitorada, os associados da APASG continuarão seguindo os protocolos internacionais da IAAPA (The Global Association for the Attractions Industry) e do Selo Turismo Responsável, além da capacidade de 25% de atendimento ao público e 50% de trabalhadores, previstas pela bandeira vermelha imposta pelo governo do Rio Grande do Sul. São associados da APASG: Aldeia do Papai Noel, Alpen Park, American Old Trucks, Dreamland Museu de Cera, Harley Motor Show, Hollywood Dream Cars, Mini Mundo, Mundo a Vapor, Mundo de Chocolate, Olivas de Gramado, Parque Terra Mágica Florybal, Selfie Gramado, Sky Glass Canela, Snowland, Super Carros, Tri Táxi Áereo, Vale dos Dinossauros.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade