Baiana America Brewer tornou-se vinhateira na terra da Rainha

Continua depois da publicidade

por Werner Schumacher*


Não é conto de fadas não, essa moça que nasceu na Bahia, resolveu descobrir as suas raízes e descobriu ser um pouco inglesa também. Na Bahia, morava numa casa que tinha um pé de videira, que ela  (com a energia e a inquietação de criança)  subia para se empanturrar de uvas. Surgindo ali seu amor pela videira.

Mais tarde, depois de anos trabalhando em banco, acabou em East Sussex, onde vive com o marido Nick e a filha Gabby, provavelmente em homenagem a Gabriela do grande escritor brasileiro Jorge Amado, que muito bem merecia ter recebido um Prêmio Nobel da Literatura.

Veja também as mais lidas do DT

As vinhas em sua propriedade – às margens do Rio Rother – foram plantadas em 2018 e já estão produzindo vinho. A casa Oast parece um castelo de princesa, foi propriedade da cervejaria Guinness, que a usava para secar o lúpulo.

Confesso que a primeira vista achei que America Brewer talvez fosse um estilo de cerveja, mas o que teria a ver com vinho, fato que gerou curiosidade, então li e descobri que se trata do nome da baiana, que é enóloga, mas possui essa relação com a cerveja.

Lembrando da infância, plantou vinhas para subirem as paredes da casa Oast e devido a localização, virada para o sul (vejam a importância da localização de um vinhedo) e o clima temperado, obteve uma colheita abundante e resolveu brincar de enóloga.

Incentivada, estudou a produção de vinhos no Plumpton College e o destaque que passaram a ter alguns espumantes ingleses, resolveu investir no ramo; mas muito importante o pensamento dela, pois tratou de se envolver em todo o processo desde a escolha do local, o teroir, a produção da uva e a elaboração do vinho.

Ao contar a história da vinícola e a sua, acaba assim:

“Plantamos nossas primeiras vinhas enquanto eu ainda estava estudando. Caminhando pela minha vinha pela primeira vez, fechei os olhos, ouvi a brisa e me lembrei de casa. Gosto de pensar que talvez aquele inglês que viajou para a pequena cidade baiana também tenha visto aquela mesma videira crescendo ao lado da casa onde nasci. Talvez ele até tenha plantado. Talvez ele também tenha voltado para casa sonhando com aquelas uvas. Agora estou cuidando dessas vinhas e fazendo o vinho para nós dois”.

America Brewer

É fantástico ver brasileiros vencendo lá fora, é uma prova inequívoca da capacidade do nosso povo, mas teimamos em ter certo complexo de inferioridade. Alguns dirão: com grana qualquer um faz, ledo engano, pois é preciso empreender, gostar do que se faz, estar preparado para fazer e saber gerir o negócio. Tirando jogador de futebol, ninguém tem grana pra rasgar.

Parabéns América, desde o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, desejamos muito sucesso por aí nesse belo empreendimento.


*Werner Schumacher estudou Economia na PUC/RS e é um dos responsáveis pela profissionalização da vitivinicultura no Brasil.


 

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade