Facebook classifica documentário “O Dilema das Redes” de sensacionalista

por Pedro Strazza – B9

Até que demorou para o Facebook se pronunciar oficialmente sobre “O Dilema das Redes”, documentário que já há quase um mês vem dando o que falar no catálogo da Netflix. Em uma longa publicação lançada no blog oficial a companhia de Mark Zuckerberg rebateu as acusações do filme de Jeff Orlowski escrevendo que a produção “enterraria a substância” dos temas debatidos no mais puro sensacionalismo.

“Ao invés de oferecer um olhar diferenciado sobre a tecnologia, ele [o filme] cria uma visão distorcida sobre como plataformas de redes sociais funcionam para criar uma fuga conveniente daquilo que são problemas sociais difíceis e complexos” escreve a empresa no post, batizado com um singelo título “O que ‘O Dilema das Redes’ entende errado”. O texto continua dizendo que “Os criadores do filme não incluíram pontos de vista daqueles que atualmente trabalham nestas companhias ou de quaisquer especialistas que tenham uma visão diferente do que a narrativa colocada em movimento pela produção”, além de critica o fato do longa não reconhecer em qualquer perspectiva “os esforços já tomados pelas empresas para resolver os diversos problemas levantados”.

A partir daí o Facebook divide a publicação em 7 áreas com temas diferentes tratados pelo filme e que a companhia acredita terem sido mal abordados pelos realizadores. Isso inclui as práticas da plataforma para viciar os usuários em seus produtos, a acusação de que a empresa consideraria o público como seu produto, a utilização de algoritmos, a administração em respeito à privacidade dos dados, o uso do aplicativo na polarização política, os efeitos da rede social nas eleições e a questão da desinformação.

Cada uma das categorias tem contra-argumentos próprios para rebater os pontos levantados pelo documentário, mas se vale destacar um momento do texto é quando o Facebook discute o criticismo sobre o seu algoritmo criticando… a Netflix. “O Facebook usa algoritmos para melhorar a experiência das pessoas usando nossos aplicativos – da mesma forma que qualquer app de namoro, Amazon, Uber e outros tantos apps de consumo que as pessoas usam diariamente” escreve a empresa; “Isso também inclui a Netflix, que usa um algoritmo para determinar quem deveria assistir ‘O Dilema das Redes’ e aí o recomenda. Isso acontece com toda peça de conteúdo que aparece no serviço”.

A resposta da companhia é mais um capítulo na recepção do documentário de Jeff Orlowski, que desde o lançamento mundial no último dia 9 de setembro vem atraindo todo tipo de discussão em torno do tema do impacto social das rede sociais. Isso inclui elogios e criticismos, e para além do Cinemático sobre o longa vale também ler a opinião de gente envolvida no dia a dia do Vale do Silício – incluindo aí de Casey Newton, ex-repórter do The Verge.

Você pode ler a resposta do Facebook a “O Dilema das Redes” na íntegra aqui.

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Ministério das Relações Exteriores da Itália não aconselha viagens ao exterior e alerta para restrições

Reuters (Roma) - O Ministério das Relações Exteriores da Itália aconselhou os italianos na segunda-feira contra viagens a outros países europeus por causa do...

Pesquisa da Fecomérco e Interamerican quer entender novo cenário dos consumidores de viagem

Para entender como a pandemia de COVID-19 afetou e mudou os perfis e os hábitos dos viajantes na América Latina, o Conselho de Turismo da...

Inovação será a saída para a recuperação das viagens no mundo, afirma Euromonitor

A indústria de viagens passou por uma crise existencial este ano com um encolhimento real do PIB de -4,8% em 2020, de acordo com...

Espanha e Itália terão toque de recolher para conter “segunda onda”

Os governos da Itália e Espanha, países europeus mais duramente atingidos pela primeira onda da pandemia, anunciaram no último domingo (25) medidas abrangentes para...

Festival Cervejas e Sabores da Mantiqueira acontece em Campos do Jordão

Os amantes da gastronomia e das cervejas artesanais podem marcar na agenda esse festival. São receitas autorais com a marca dos produtos da Serra...

Conotel – Edição Especial acontece de maneira híbrida nos dias 28 e 29 de outubro

Um dos principais eventos da hotelaria no Brasil, o Congresso Nacional de Hotéis – Conotel, apresenta sua edição especial 2020, que acontecerá de forma...

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias

Open chat