Levantamento identificou 16 municípios que aderiram com projeto de ocupação de calçadas por bares e restaurantes
Edição DIÁRIO com agências
As boas práticas do turismo, listadas no site da SETUR-SP , estão se espalhando pelos municípios do interior do estado, contribuindo para o processo de retomada econômica do setor. De acordo com um levantamento do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), 16 municípios avançaram com o projeto Viva Rua SP, que consiste em adaptar mesas e cadeiras (parklets) sobre as calçadas.
Veja também as mais lidas do DT
A iniciativa tem ampliado o serviço de bares e restaurantes, tão prejudicado durante a pandemia, e contribuído com medidas sanitárias de convivência em ambientes abertos, sem perder de vista o distanciamento social. Os municípios de Tremembé, Guararema, Jaú, Cruzeiro, São Vicente, Mairiporã, Barretos, Rancharia, Torrinha, Itararé, Três Fronteiras, Morungaba, Ibiúna e Lins estão em fase de planejamento, obra ou já concluíram a expansão de suas áreas de atendimento.
“O projeto Viva Rua SP é uma forma de aproveitar melhor o espaço público e impulsionar as atividades econômicas relacionadas ao turismo”, disse o secretário Vinicius Lummertz. No site Melhores Práticas há a descrição de como fazer a implementação jurídica do modelo, sugestões de ferramentas administrativas e o passo a passo da modelagem para diferentes perfis de municípios.
A plataforma também reserva um espaço para que os municípios incluam boas práticas de outras finalidades que possam ser replicadas e ajudem a compor um catálogo de experiências bem-sucedidas. “Os desafios são comuns a boa parte dos municípios, de modo que a solução de um pode também ser também a do outro. A troca de experiências é uma forma de abreviar o caminho para a recuperação econômica do nosso setor”, afirmou o secretário.
PC