Brasília: Quatro roteiros pedagógicos para conhecer a rica história da capital nacional que completou 62 anos

Continua depois da publicidade

Brasília comemorou seu aniversário nesta quinta-feira, 21, e a Forma Conhecer, em parceria com o DIÁRIO, listou 4 roteiros pedagógicos para aprender mais sobre a capital nacional.

EDIÇÃO DO DT com Agências


A premissa das viagens pedagógicas, que podem ser realizadas em vários destinos no Brasil, é o conhecimento além da sala de aula. A experiência do assunto estudado na prática contribui para o desenvolvimento dos alunos e a absorção da disciplina, de maneira interessante e agregadora para as crianças e adolescentes.


Na última quinta-feira (21), uma das cidades mais icônicas do país, que é exatamente a capital, Brasília, completou 62 anos de uma rica e imponente história. Confira abaixo quatro roteiros com disciplinas do dia a dia de estudos e pesquisas, preparados pela Forma Conhecer, que ajudam no entendimento da construção e consolidação da Capital Federal:

Veja também as mais lidas do DT


Fotos e memórias. O Museu Memorial de Brasília retrata o valor histórico da projeção e posteriormente construção da cidade, com destaque para a inconfidência mineira e interiorização da capital. A abordagem complementa o conteúdo aprendido em sala de aula nas disciplinas de História, Geografia e Literatura.

O Museu Memorial de Brasília, na capital nacional. / Créditos: IHG-DF.

 

JK em detalhes. O Memorial JK, em destaque no Eixo Monumental, é o prédio-mausoléu que foi projetado por Oscar Niemeyer para guardar os restos mortais de um dos presidentes mais carismáticos do Brasil, Juscelino Kubitschek de Oliveira, idealizador e fundador de Brasília. A ideia de construir um memorial à JK foi de Sarah Kubitschek, sua esposa, como uma forma de homenagear o falecido marido.

O MEMORIAL JK, em Brasília. / Créditos: EBC.

 

Ambiente natural. A história da criação do Parque Nacional de Brasília se relaciona diretamente com a da construção da Capital Federal, constituindo-se em um parque urbano de visitação. A Unidade de Conservação surgiu da necessidade de proteger os rios fornecedores de água potável à capital e de manter a vegetação em estado natural.

O Parque Nacional de Brasília, com piscinas incríveis. / Créditos: EBC.

 


Residência de JK. Erguido em apenas dez dias com estrutura simples de madeira, o Museu do Catetinho, antes da atual finalidade, foi a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília. O nome Catetinho é uma referência ao Palácio do Catete no Rio de Janeiro, sede do governo federal até a inauguração de Brasília como a nova capital. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN), hoje funciona como museu, com mobília e objetos pessoais de JK, do período da construção da cidade.

O Museu do Catetinho, que foi a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília. / Créditos: Governo do Distrito Federal.

 

Os programas acima são organizados pela Forma Conhecer, operadora especializada em roteiros pedagógicos para estudantes, como ferramenta extensora do ensino de escolas e instituições de ensino.

 

Para saber mais sobre os roteiros da Forma Conhecer, acesse o site da operadora.

Publicidade
  1. Ao contrário do que inicialmente pode parecer, a Capital Federal também pode ser explorada turisticamente. O post lista alguns pontos turísticos de Brasilia, mas há muitos outros que podem ser conhecidos em https://programeviagem.com/destinos-de-viagem/destinos-de-viagem-brasil/atracoes-turisticas-do-distrito-federal-e-norte-de-goias/?namp=1
    A viagem ainda pode ser combinada com o Norte do Estado de Goiás conhecendo a Chapada dos Veadeiros que apresenta inúmeras atrações naturais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade