Califórnia em perigo? Estudo perturbador sugere que terremoto de 7,4 graus pode atingir Los Angeles

Continua depois da publicidade

Um novo estudo alarmante sugere que uma fratura chamada de falha de Wilmington – que se estende a 20 km ao sul de Los Angeles na baía de San Pedro – é capaz de gerar um terremoto de 7,4 graus na escala de Richter.

DO SPUTNIK

A National Geographic divulgou os resultados do estudo assustador, citando pesquisadores da Universidade de Harvard, no sul da Califórnia.

Veja também as mais lidas do DT

“Espero que chamar a atenção para isso possa potencialmente aumentar a segurança na região”, disse o autor do estudo, Franklin Wolfe, citado pela National Geographic.

Segundo pesquisadores norte-americanos, a fissura na Califórnia atualmente é lenta e provavelmente rompe apenas uma vez a cada 3 mil e 200 a 4 mil e 700 anos. A falha de Wilmington está na base de dois dos portos mais movimentados dos Estados Unidos, e os pesquisadores consideram perigosa a possibilidade dela eventualmente se conectar a outras falhas próximas, provocando um terremoto de magnitude de 7,4 graus. O novo estudo também revela quantas falhas cruzam o sul da Califórnia.

Os pesquisadores enfatizaram que a falha de Wilmington é diferente de outras fraturas que podem ser detectadas na superfície da Terra. Em particular, a falha de Wilmington é “cega”, o que significa que está oculta sob a superfície, dificultando o estudo.

A Califórnia foi atingida por dezenas de pequenos terremotos no início deste verão, com o maior atingindo a magnitude de 7,1 graus e que atingiu áreas escassamente povoadas, provocando apenas danos menores.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade