Caminho dos Santos Mártires ganha mapa interativo digital (Confira!)

Continua depois da publicidade

Construir um destino turístico em tempos digitais não basta montar uma boa estrutura receptiva, vias de acesso bem sinalizadas, hotéis, restaurantes e serviços que dêem conta do recado, é preciso mais do que isso.

por Paulo Atzingen (de Natal – RN)*


É preciso colocar na palma da mão do turista todos os dados necessários de forma eficiente, para que ele tenha informações relevantes e consistentes de forma rápida e correta. O Caminho dos Santos Mártires, no Rio Grande do Norte, recém lançado, já ganhou um mapa interativo produzido pela equipe da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Norte em parceria com a Empresa Potiguar de Promoção Turística – Emprotur.
O idealizador do roteiro, Sidnésio Moura, que é coordenador do Fórum Nacional e Regionais de Turismo Religioso, em entrevista ao DIÁRIO, lembra que o apoio da Secretaria de Turismo do Estado e da Emprotur foi fundamental para a materialização do mapa.
“O apoio da Secretaria Estadual de Turismo, na pessoa da secretária Ana Maria Costa e da Emprotur, na pessoa de Bruno Reis foi fundamental para a concretização desse projeto”, afirma Sidnésio ao DIÁRIO. “Este mapa é um auto-guia e vai valorizar ainda mais o Caminho dos Santos Mártires”, completou.
Ainda segundo Sidnésio, o mapa vai auxiliar aquelas pessoas que não possuem uma agência ou um guia de turismo e que poderão, na ausência deles, recorrer ao mapa-guia. “O mapa em breve estará integrado ao Rede Trilhas, uma rede brasileira de Trilhas de Longo Curso”, adianta Sidnésio. “Muito obrigado a todos os profissionais que contribuíram na construção do Mapa Turístico dos Santos Mártires do Brasil”, lembra.

Equipe do Mapa

A equipe técnica da Setur que elaborou o mapa foi comandada pela subsecretária de Política e Gestão Turística da SETUR, Solange Portela, que tem em sua equipe  a coordenadora de Obras e Serviços Turísticos, Camila Duarte, a subcoordenadora de Infraestrutura, Cecília Guedes, e a estagiária de turismo, Mikaelly Barbosa.
Segundo Solange, o início de todo o processo foi de Sidnésio Moura, que enviou ao Ministério do Turismo a solicitação de apoio financeiro do projeto para implantação do Roteiro. “Após alguns questionamentos técnicos do MTur, nos colocamos à disposição para fazer o desenho ilustrativo do roteiro existente”, afirmou Solange ao DIÁRIO.

A equipe técnica que elaborou o mapa foi comandada pela subsecretária de Política e Gestão Turística da SETUR/RN, Solange Portela

Solange acrescenta que após a discussão inicial sobre o roteiro, serviços e pontos a serem inseridos no circuito, foi realizado o primeiro esboço. “Em seguida convidamos a técnica da Emprotur Ângela Braga, que é turismóloga, e que acompanhou parte do Famtour realizado. Ela agregou importantes informações ao roteiro. Posteriormente apresentamos a Sidnésio e sua equipe para a validação e ajustes necessários e, finalmente, concluímos o processo nesta semana”, enumera a subsecretária.

O aplicativo tem outras informações como a distância entre os atrativos religiosos:

O Trabalho que durou em torno de 30 dias para ser concluído é uma contribuição institucional da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Norte. “A Setur entende a relevância do roteiro para o segmento religioso do RN. A ideia é ele ser utilizado de maneira digital, em formato de “infomapa”, que pode redirecionar às redes sociais, ao roteiro online, aos meios de hospedagem e estabelecimentos de alimentação dentro dos municípios do roteiro, como forma de orientar os turistas interessados em realizar o percurso”, conclui a subsecretária, Solange Portela.

Para acessar o Roteiro dos Santos Mártires use os QRsCodes:

Veja também as mais lidas do DT


 
 

 


*Paulo Atzingen é jornalista, fundador do DIÁRIO DO TURISMO. Ele viajou a convite dos municípios de Canguaretama, Nísia FlorestaSão Gonçalo do Amarante e Natal (integrantes do Roteiro Caminho dos Santos Mártires) com o apoio da Foco Turismo Operadora, da WHel Tour Receptivo e do hotel Praia Bonita.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade