Caminho dos Santos Mártires ganha mapa interativo digital (Confira!)

Construir um destino turístico em tempos digitais não basta montar uma boa estrutura receptiva, vias de acesso bem sinalizadas, hotéis, restaurantes e serviços que dêem conta do recado, é preciso mais do que isso.

por Paulo Atzingen (de Natal – RN)*


É preciso colocar na palma da mão do turista todos os dados necessários de forma eficiente, para que ele tenha informações relevantes e consistentes de forma rápida e correta. O Caminho dos Santos Mártires, no Rio Grande do Norte, recém lançado, já ganhou um mapa interativo produzido pela equipe da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Norte em parceria com a Empresa Potiguar de Promoção Turística – Emprotur.

O idealizador do roteiro, Sidnésio Moura, que é coordenador do Fórum Nacional e Regionais de Turismo Religioso, em entrevista ao DIÁRIO, lembra que o apoio da Secretaria de Turismo do Estado e da Emprotur foi fundamental para a materialização do mapa.

“O apoio da Secretaria Estadual de Turismo, na pessoa da secretária Ana Maria Costa e da Emprotur, na pessoa de Bruno Reis foi fundamental para a concretização desse projeto”, afirma Sidnésio ao DIÁRIO. “Este mapa é um auto-guia e vai valorizar ainda mais o Caminho dos Santos Mártires”, completou.

Ainda segundo Sidnésio, o mapa vai auxiliar aquelas pessoas que não possuem uma agência ou um guia de turismo e que poderão, na ausência deles, recorrer ao mapa-guia. “O mapa em breve estará integrado ao Rede Trilhas, uma rede brasileira de Trilhas de Longo Curso”, adianta Sidnésio. “Muito obrigado a todos os profissionais que contribuíram na construção do Mapa Turístico dos Santos Mártires do Brasil”, lembra.

Equipe do Mapa

A equipe técnica da Setur que elaborou o mapa foi comandada pela subsecretária de Política e Gestão Turística da SETUR, Solange Portela, que tem em sua equipe  a coordenadora de Obras e Serviços Turísticos, Camila Duarte, a subcoordenadora de Infraestrutura, Cecília Guedes, e a estagiária de turismo, Mikaelly Barbosa.

- Advertisement -

Segundo Solange, o início de todo o processo foi de Sidnésio Moura, que enviou ao Ministério do Turismo a solicitação de apoio financeiro do projeto para implantação do Roteiro. “Após alguns questionamentos técnicos do MTur, nos colocamos à disposição para fazer o desenho ilustrativo do roteiro existente”, afirmou Solange ao DIÁRIO.

A equipe técnica que elaborou o mapa foi comandada pela subsecretária de Política e Gestão Turística da SETUR/RN, Solange Portela

Solange acrescenta que após a discussão inicial sobre o roteiro, serviços e pontos a serem inseridos no circuito, foi realizado o primeiro esboço. “Em seguida convidamos a técnica da Emprotur Ângela Braga, que é turismóloga, e que acompanhou parte do Famtour realizado. Ela agregou importantes informações ao roteiro. Posteriormente apresentamos a Sidnésio e sua equipe para a validação e ajustes necessários e, finalmente, concluímos o processo nesta semana”, enumera a subsecretária.

O aplicativo tem outras informações como a distância entre os atrativos religiosos:


O Trabalho que durou em torno de 30 dias para ser concluído é uma contribuição institucional da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Norte. “A Setur entende a relevância do roteiro para o segmento religioso do RN. A ideia é ele ser utilizado de maneira digital, em formato de “infomapa”, que pode redirecionar às redes sociais, ao roteiro online, aos meios de hospedagem e estabelecimentos de alimentação dentro dos municípios do roteiro, como forma de orientar os turistas interessados em realizar o percurso”, conclui a subsecretária, Solange Portela.

Para acessar o Roteiro dos Santos Mártires use os QRsCodes:

 

 

 


*Paulo Atzingen é jornalista, fundador do DIÁRIO DO TURISMO. Ele viajou a convite dos municípios de Canguaretama, Nísia FlorestaSão Gonçalo do Amarante e Natal (integrantes do Roteiro Caminho dos Santos Mártires) com o apoio da Foco Turismo Operadora, da WHel Tour Receptivo e do hotel Praia Bonita.

Compartilhe com um amigo:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
PAULO ATZINGEN é jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará. Produziu reportagens na Amazônia sobre sustentabilidade, conflitos agrários e étnicos. Lançou em 1998 sua primeira revista, a PAYSAGE – dirigindo-a e publicando-a por três anos. Em Belém, foi repórter do jornal O Liberal, O Paraense e articulista do jornal A Província do Pará e Diário do Pará. É premiado contista, com três livros de ficção em prosa publicados via editais. Trabalhou como redator no jornal de turismo Brasilturis e fundou em 2005 o DIÁRIO DO TURISMO, o primeiro jornal On-line Diário de Turismo do Brasil. Atualmente desenvolve projetos de conteúdo editoriais e digitais para empresas privadas de hotelaria, aviação, companhias marítimas, destinos turísticos e biografias.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    Flávia Alessandra e Otaviano Costa vão representar Hotéis Hard Rock no Brasil

    A rede de hotéis Hard Rock, desenvolvida no Brasil pela incorporadora VCI SA, terá Flávia Alessandra e Otaviano Costa como embaixadores e membros consultivos...

    Petrópolis (RJ) realiza 21º Festival Petrópolis Gourmet

    Em formato presencial, de 3 a 19 de dezembro acontecerá a 21ª edição do festival gastronômico Petrópolis Gourmet Edição DIÁRIO com agências A previsão é a...

    Turismo da Cidade do Cabo despenca com a nova variante do coronavírus Omicron

    CIDADE DO CABO, 30 DE NOVEMBRO (Reuters) - A chegada do transatlântico Europa na Cidade do Cabo nesta terça-feira (30) deveria ser uma celebração...

    Governo paulista cria Distrito Turístico Serra Azul para ser a ‘Orlando brasileira’

    "O distrito turístico tem uma capacidade impulsionadora para investimentos privados, empregos e oportunidades em toda a região”, afirmou Doria Edição DIÁRIO com agências O Governador de...

    “O setor não suporta mais a recessão que vem enfrentando”, afirma Manoel Linhares

    Em artigo, presidente da ABIH Nacional fala sobre novas restrições e diz que dificultar as viagens internacionais parece não ser a solução Por Manoel Linhares O...

    Siderley Santos, CEO do grupo Arbaitman: “Nunca vendemos tanto o destino Brasil”

    A chegada do fim do ano combinada com os avanços da vacinação e a abertura das fronteiras de destinos internacionais têm dado novo ânimo...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing