Caminhos da Serra de Itabaiana coloca Sergipe na rota do Turismo Rural

Continua depois da publicidade

A Rota Caminhos da Serra de Itabaiana-SE já está fomentando o turismo rural em Sergipe. Lançado no dia 5 de novembro deste ano, ela é primeira Rota Turística oficial do município e a primeira Rota de Turismo Rural do Estado e de Itabaina.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


De acordo com a criadora da Rota, a turismóloga consultora e mestra em Planejamento do Turismo, Ellen Carvalho, “Sergipe é um Estado em sua maioria rural e tem grande potencial em roteiros de turismo rural receptivo”.

Veja também as mais lidas do DT

Com perspectiva de atrair tanto os turistas sergipanos quanto os de fora do estado, Ellen conta que o objetivo é reforçar as tradições culturais e proporcionar experiências para quem vier visitar o município de Itabaiana.

“Apesar de ser turismo rural, temos que investir para que seja criativo. Temos que trazer uma experiência diferenciada para que o público turista seja atraído”, completa a turismóloga.

Ellen, turismóloga responsável pela criação da rota

Inovação no turismo rural

E é justamente pela necessidade de investimento no turismo rural, que a criadora da Rota Caminhos da Serra de Itabaiana destaca esse potencial. “Como técnica, percebi que há muito tempo os roteiros de turismo receptivo, e as rotas de turismo em Sergipe são as mesmas. Precisamos inovar neste setor”, alerta Ellen Carvalho.

A Rota

Passar um dia em Itabaiana e retornar para capital. Assim é a proposta da Rota Caminhos da Serra de Itabaiana/SE.

Conforme explica a turismóloga Ellen, o turista vai sair de Aracaju para conhecer o Parque dos Falcões, com a possibilidade de fazer trilha na Serra de Itabaiana com os monitores do Parque. Em seguida, será a vez de visitar o Povoado Carrilho, conhecido pelo beneficiamento das castanhas de caju.

“Neste atrativo turístico, além de acompanhar o trabalho da cooperativa que faz esse trabalho, nosso turista vai poder participar da produção. Assim como no próximo destino da Rota, a Casa de Farinha, onde é feito e vendido produtos típicos regionais no forno de lenha”, pontua Ellen Carvalho.

Ellen acrescenta que na parada para o almoço, os turistas serão levados para um dos restaurantes típicos da região que passaram pelo treinamento Rota e ganharam o selo de qualidade no atendimento. “Após o almoço, eles seguem para a famosa foto com Eu Amo Itabaiana. Nas quartas, sábados ou domingos é possível seguir para a maior feira do estado: a Feira Cultural do Luiz Gonzaga”, detalha a turismóloga.

Na Rota do Forró o que não falta é sanfona, triângulo e zabumba…

E como não poderia ficar de fora dos atrativos turísticos, eles são levados a conhecer, também, o comércio. “Os levamos para comprar ouro na cidade conhecida por vender ouro barato. Finalizando a Rota, os turistas visitam o Povoado Ribeira, que tem belas cachoeiras e onde a comunidade já vem sendo assessorada tecnicamente por mim, para fomentar o bem receber, e a comercialização de artesanatos, comidas regionais, além de locais como campings para a estadia desses turistas em um Projeto de Turismo de Base Comunitária”, diz a criadora da Rota Caminhos da Serra de Itabaiana.

Inclusive, conta Ellen Carvalho, “a partir desta atitude, estamos implantando o primeiro restaurante, camping e pousada no local: o Recanto da Ribeira. “É um projeto que tem tudo para crescer cada vez mais”, acredita.

Selo de qualidade

Todos os restaurantes, estabelecimentos, guias e agências que farão parte da Rota terão que ter o Selo de Qualidade.

Ellen explica que eles passam por treinamento e adequação para receber o selo, já que, frisa ela, “este é muito mais que um projeto, existe uma responsabilidade com o trabalho a ser desenvolvido”.

Rota do Forró: organizadores e participantes

Parceria

A Primeira Rota Turística oficial de Itabaiana-SE e primeira Rota de Turismo Rural do Estado, a Rota Caminhos da Serra de Itabaiana, foi planejada e organizada desde 2017 pela Turismóloga Ellen Carvalho Mestra em Planejamento de Rotas de Turismo Rural e Ecoturismo.

Foram três anos de um trabalho participativo, que contou com o envolvimento da comunidade, trade turístico e do Instituto Federal de Sergipe.

“Fizemos um levantamento de dados para inventariar a pesquisa e chegamos a conclusão que Itabaiana tem um potencial enorme pra o turismo, além de ser uma cidade que tem economia forte e que estava precisando desse pontapé inicial pra começar a enxergar a atividade turística como grande aliada para o desenvolvimento”, finaliza Ellen Carvalho.


Para detalhes do projeto ou contato com a idealizadora da rota, acesse: www.carvalhoconsultoriastur.com.br

Publicidade

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns Ellen! Como Presidente da ABBTUR Seccional Sergipe essa sua prática é um excelente exemplo para fortalecer a categoria e aproximar afiliados. Saudações turismólogas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade