Cidades históricas e turismo são tema de encontro nacional

Continua depois da publicidade

Iphan, CNM e OCBPM se unem para consolidar uma rede de gestores e elaborar uma política nacional de gestão das cidades históricas e patrimônio mundial.

Redação do DIÁRIO com agências

Conhecer uma cidade histórica envolve todos os sentidos do ser humano. Para isso, é fundamental conhecer as ruas e o casario, os costumes, as tradições, as festas, as igrejas e a gastronomia de uma cidade. Visitar esses locais implica em conhecer sua dinâmica e seus significados. Visando aliar desenvolvimento, turismo e a preservação do Patrimônio Cultural, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) se uniu à Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) para consolidar uma rede de gestores e elaborar uma política nacional de gestão das cidades históricas e patrimônio mundial.

Em reunião realizada na última quinta-feira, 09 de março, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, e o diretor do Departamento de Articulação e Fomento do Iphan, Marcelo Brito, receberam o presidente da OCBPM, Mário Augusto Ribas, e a representante da CNM, Marta Feitosa, para discutir a contribuição do Iphan junto ao evento e as experiências institucionais que deverão ser compartilhadas com a Rede Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial.

Veja também as mais lidas do DT

Sinalização do Patrimônio Mundial em Congonhas (MG)

Outro ponto fundamental de destaque no encontro são ações do PAC Cidades Históricas, marco na história das políticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil, com a disponibilização de recursos para a recuperação e revitalização em 44 cidades e seus bens culturais protegidos pelo Iphan, visando o desenvolvimento econômico e social por meio da preservação e promoção do patrimônio cultural.

Essa terceira edição do Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial retoma uma série de iniciativas orientadas pelo Iphan, desde 2009, visando a gestão das cidades patrimônio mundial e tem como base legal o Acórdão 3155/2016 do Tribunal de Contas da União (TCU)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade