Coach dá cinco dicas de como elevar sua autoestima

Continua depois da publicidade

(Agências com Edição do DT) A forma como uma pessoa enxerga a si mesma é chamada de autoestima. É ela que causa felicidade ou tristeza em uma pessoa, que a faz sentir bem consigo mesma ou não. Ela é, também, uma poderosa aliada que permite atingir grandes conquistas, além de fazer com que a pessoa acredite em seu próprio potencial, e se coloque no caminho para realizar seus sonhos.

Porém, a autoestima só pode ter todo seu potencial utilizado quando as pessoas estão bem consigo mesmas, coisa que nem sempre acontece. Segundo Madalena Feliciano, presidente do Instituto Profissional de Coaching, muitas vezes, o indivíduo se torna seu próprio inimigo. “As pessoas se colocam para baixo, e isso as impede de alcançar suas metas pessoais”, explica a especialista.

Madalena afirma que, com exercícios simples, é possível aumentar a autoestima, abrindo caminho para a autorrealização. “Principalmente em mulheres, podemos ver casos de autoestima baixa, e que impedem uma felicidade plena. O primeiro passo para tratar isso é a aceitação de si mesma. Depois, é necessário observar se não é o caso de mudar alguma característica ou hábito que servem de obstáculo na sua autoaceitação”, pondera.

Veja também as mais lidas do DT

A coach listou alguns passos simples para aumentar a autoestima, confira:

1.   Analise sua vida:

Você realmente está vivendo a vida que gostaria? O seu trabalho lhe traz felicidade? Está satisfeito consigo mesma? Segundo Madalena, o primeiro passo é analisar como a pessoa esta levando a vida, para determinar quais os aspectos que necessitam ser mudados. Com uma simples ferramenta de Coaching, “Roda do Equilíbrio da Vida”, pode-se facilmente identificar quais áreas deverão ser trabalhadas e quais ações serão necessárias.

2.   Não tome decisões precipitadas:

Mesmo julgando que sua vida necessita de melhoras, o ideal é não se apressar demasiadamente. “Não querer mudar do dia para noite é fundamental, pois o resultado não é imediato, e sim progressivo”, cita a coach. Com pequenas ações diárias podemos chegar ao cenário desejado.

3.   Não se critique demais

Madalena afirma que, mesmo se você encontrar muitos itens a serem alterados em sua vida, é comum que as pessoas exagerem no primeiro momento, e se cobrem demais por mudanças drásticas. “Tudo deve ser levado de modo saudável”. Estar próximo a pessoas positivas e manter-se alerta aos pensamentos negativos é um exercício simples com excelentes resultados, pontua.

4.   Encare seus problemas de frente

A Coach orienta, o ideal é não fugir dos seus obstáculos. “Fugir do que dá medo é compreensível, mas não ajuda em nada no processo de melhora de si mesmo”, afirma.

5.   Trabalhe no seu autoconhecimento

Reconhecer seus defeitos e qualidades, encarando-os como um conjunto de características que formam o indivíduo, é essencial, de acordo com Madalena. “Responsabilizar-se por suas escolhas é uma etapa importante no amadurecimento e melhoria pessoal’, finaliza a coach.

Serviço: Instituto Profissional de Coaching
Site: www.ipcoaching.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade