Coleção Alma-Raiz da Yankatu participa de exposição no Consulado do Brasil em Genebra

Continua depois da publicidade

A Coleção Alma-Raiz, criada por Maria Fernanda Paes de Barros, designer, artista e idealizadora da Yankatu, atravessou o oceano e está exposta no Consulado Geral do Brasil em Genebra, na Suíca. Com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, a exposição “Empreendedorismo Social: Identidade e Saber Local” acontece até o dia 31 de dezembro e tem como objetivo divulgar uma agenda positiva do Brasil e promover iniciativas que impulsionem a melhoria de nosso país.

EDIÇÃO DO DIÁRIO

Convivendo com os artesãos de Urucureá, no Pará, em diferentes épocas de 2018 e 2019, Maria Fernanda desenvolveu peças que resgatam a ancestralidade daquela região, fazendo uso do trançado de palha de tucumã, técnica tão conhecida e praticada por essas pessoas para produzir objetos de cestaria e uso geral. O resultado são móveis e objetos que trazem essa história arraigada em sua produção, com um olhar contemporâneo de Maria Fernanda: cadeiras, cestos, mesas e bancos foram criados em madeira, trançado de palha de tucumã com tingimento natural, e também peças feitas com tricô na palha de tucumã, técnica criada em parceria com Suzana Fernandez, em uma linguagem atual para a matéria-prima primordial dessa comunidade.

Veja também as mais lidas do DT

Alma-Raiz vem como uma reinvenção da tradição, um novo sentido para as origens da identidade brasileira. “Penso sempre que o processo tem como objetivo ser uma troca entre todas as pessoas envolvidas”. A Yankatu aprofunda os conceitos da relação com os artesãos, promovendo ações que extrapolam o fazer design, tornando essa experiência uma partilha de conhecimento entre todas as partes. A responsabilidade social da Yankatu com suas parcerias atravessa o projeto em si, tornando esse encontro uma forma de mudança no cotidiano das pessoas que participam. Exemplo disso é a exposição “KwasáwaIBorari”, que Maria Fernanda realizou no Museu A Casa, e que pretende levar à comunidade de Urucureá, para mostrar às agentes dessa transmissão de conhecimento a importância que suas atividades culturais têm para a preservação da memória do Brasil.

Junto com a coleção Alma-Raiz, estão expostos os trabalhos das Bordadeiras do Curtume (MG), Tecelãs de Tocoiós (MG) e Rendeiras da Aldeia (SP).

Empreendedorismo Social: Identidade e Saber Local

Consulado Geral do Brasil em Genebra

18  de outubro a 31 de dezembro

Rue de Lausanne 45, 1201 – Genebra, Suíça

www.yankatu.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade