Reuters com EDIÇÃO DO DIÁRIO
As estimativas são de 13 analistas que apontam um crescimento econômico colombiano oscilando entre 6% e 8,30% nos três primeiros meses do ano, encerrados em 31 de março.
Veja também as mais lidas do DT
Se o crescimento estiver em linha com a previsão media da pesquisa de 7,5%, a quarta maior economia da América Latina terá se expandido a uma taxa mais lenta do que no trimestre anterior, encerrado em 31 de dezembro, quando o crescimento atingiu 10,8%.
“No entanto, olhando para os trimestres seguintes, o aumento da inflação, as condições financeiras mais apertadas no exterior e o aumento da taxa de política monetária levariam o crescimento a gradualmente moderado”, acrescentou.
No ano passado, a economia colombiana cresceu 10,6%, contra um período comparativo fraco em 2020.
A previsão de desaceleração é parcialmente explicada pelo banco central da Colômbia optando por aumentar sua taxa de juros de referência, que aumentou em um total de 425 pontos-base desde setembro do ano passado, para 6%, seu nível mais alto desde maio de 2017.
Uma média das estimativas dos analistas prevê que o Banco Central aumentará as taxas de juros em até 8,5% até o final deste ano.
LEIA TAMBÉM: