O Mural das Figuras Históricas em Lyon

Continua depois da publicidade

“La Fresque des Lyonnais” (O Mural de Lyon) é um mural de construção que cobre a parte de trás e a lateral de um edifício amarelo brilhante em Lyon, na França.

por José Augusto Cavalcanti Wanderley*


É composto por 24 figuras históricas e seis contemporâneas, incluindo Antoine de Saint Exupéry com O Pequeno Príncipe, grande escritor cidadão natal de Lyon, os irmãos Lumière, pioneiros do cinema e Paul Bocuse, conhecido como o pai da gastronomia, pintados ao nível da rua para representá-los interagindo entre os moradores de hoje e visitantes.

Veja também as mais lidas do DT

Foi pintado pela cooperativa de artistas “CitéCréation” entre 1994 e 1995, em um esforço para revitalizar este cruzamento central de um dos bairros mais centrais e com tráfego intenso de Lyon, e como forma de homenagem a essas grandes figuras.

Em 1992, a “CitéCréation” havia pintado um mural semelhante em Barcelona chamado “La Fresque des Balcons of Barcelona”, que incluía 30 pintores célebres. Inspirada por seu trabalho e desejando fazer algo semelhante para representar sua história, a cidade de Lyon contratou a “Cité de la Création” para pintar o “trompe-l’oeil”.

Mural em Lyon, com o detalhe: o Pequeno Príncipe retratado (Crédito: amusingplanet.com)

Foi estabelecida uma lista de 250 figuras, a serem reduzidas às 30 atualmente representadas, uma mistura de mulheres e homens de todos os setores de avanço e descoberta ao longo dos 2000 anos de história de Lyon.

É um orgulho que Saint-Exupéry tenha sido um dos 30 escolhidos para ser homenageado, visto que o poeta-aviador, teve suas raízes nessa cidade que inclusive, marcou grandes momentos de sua vida, como seu batismo do ar, aos 12 anos, que mesmo com proibição de sua mãe, Saint-Exupéry voa pela primeira vez em Lyon, no campo de aviação de Bellièvre, pertinho de Saint-Maurice-de –Rémens, onde passava suas férias.

Fica a nossa dica para os amantes por viagem e pelo Pequeno Príncipe, e demais figuras históricas, para garantir a visita ao Mural de Lyon!

Colaborou: Jornalista Nicole Barbosa Vieira

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade