Colômbia tem 7,5% de crescimento econômico no 1º Trimestre 2022

Continua depois da publicidade

A economia da Colômbia, segundo uma pesquisa da Reuters apresentada na última sexta-feira (13), aponta um crescimento de 7,5% no primeiro trimestre de 2022 em relação ao período anterior, impulsionado principalmente pelo consumo interno.

Reuters com EDIÇÃO DO DIÁRIO


As estimativas são de 13 analistas que apontam um crescimento econômico colombiano oscilando entre 6% e 8,30% nos três primeiros meses do ano, encerrados em 31 de março.

Veja também as mais lidas do DT

Se o crescimento estiver em linha com a previsão media da pesquisa de 7,5%, a quarta maior economia da América Latina terá se expandido a uma taxa mais lenta do que no trimestre anterior, encerrado em 31 de dezembro, quando o crescimento atingiu 10,8%.

“No entanto, olhando para os trimestres seguintes, o aumento da inflação, as condições financeiras mais apertadas no exterior e o aumento da taxa de política monetária levariam o crescimento a gradualmente moderado”, acrescentou.

No ano passado, a economia colombiana cresceu 10,6%, contra um período comparativo fraco em 2020.

A previsão de desaceleração é parcialmente explicada pelo banco central da Colômbia optando por aumentar sua taxa de juros de referência, que aumentou em um total de 425 pontos-base desde setembro do ano passado, para 6%, seu nível mais alto desde maio de 2017.

Uma média das estimativas dos analistas prevê que o Banco Central aumentará as taxas de juros em até 8,5% até o final deste ano.

LEIA TAMBÉM:

Presidente da ProColombia, Flavia Santoro Trujillo: “queremos mercados com controles sanitários adequados”

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade