Nesta terça-feira, 03 de abril, especialistas de turismo e recursos humanos falaram sobre o desafio de contratar talentos e mantê-los felizes nas empresas
Por Andressa Volpini
A conferência “Um caso de amor – como tornar sua empresa um local que atraia profissionais talentosos”, que contou com a presença de Trícia Neves Levy, da Mapie, Dra. Mariana Aldrigui e Claire Steiner, diretora de educação e treinamento do Institute of Travel & Tourism, teve como objetivo conscientizar os participantes da WTM 2019 sobre a importância de cuidar da cultura e ambiente das empresas para atrair os talentos do mercado.
Veja também as mais lidas do DT
“O turismo é um dos melhores setores para se trabalhar, então muitas pessoas imaginam que ser uma empresa desse setor é o suficiente para atrair os melhores profissionais, mas elas estão enganadas”, comenta Claire. “Para atrair talentos, é preciso aprender a se comunicar, criar um ambiente de trabalho harmonioso e ter uma cultura organizacional estabelecida a fim de atrair pessoas que se identifiquem com os valores da sua empresa e façam um ‘match'”, completa.
Encontrar a felicidade no ambiente de trabalho é algo que depende de diversos fatores e o mais importante: não é uma responsabilidade unilateral, ou seja, que depende apenas do empregado ou do empregador. É o que afirma Trícia Neves. “As empresas estão acostumadas a fazer o processo seletivo, eles triam currículos, entrevistam e avaliam pessoas e perfis e fazer uma análise minuciosa para chegar à melhor contratação. O problema é que o outro lado do jogo, no caso, os profissionais que buscam emprego, não estão acostumados a fazer isso”, explica.
Pesquisas apontam que a maioria das empresas contrata por currículo e demitem por comportamento. Isso significa que, muitas vezes, as empresas deixam de olhar o profissional como pessoa que pensa, sente e tem suas preferências. E o mesmo vale para os profissionais. É importante conhecer a empresa para o qual você se candidata a uma vaga, pois esta pode ser o próximo degrau da sua carreira e, para que seja uma experiência positiva, é importante conhecer a cultura e saber o quando você é compatível com ela. A mesma coisa vale para as empresas. Ao contratar um profissional que não é compatível com a cultura organizacional, a empresa dificulta a integração com os demais colaboradores, o desenvolvimento profissional e, principalmente os resultados da empresa.
Portanto, atrair talentos vai além de oferecer salários altos e status, é preciso criar um ambiente saudável, oferecer possibilidade de crescimento, planos de carreira, treinamento e capacitação. É preciso olhar os profissionais como pessoas de fato, não apenas números dentro da empresa.