Setor hoteleiro de Salvador teve alta em outubro devido aos grandes eventos

A canonização de Irmã Dulce,  os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), dentre outros eventos, impulsionaram a rede hoteleira de Salvador que apresentou em outubro de 2019, taxa de ocupação de 66,89%, um incremento de 5,3 % em relação ao mesmo período do ano passado (61,56%); e uma Diária Média de R$ 280,72 –  31,8%, superior a de outubro de 2018 (R$ 212,99), resultando em um Revpar (indicador ponderado de taxa de ocupação e diária média) de R$ 187,77 bem superior ao R$ 131,12 encontrado no mesmo mês de 2018.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

——————————————-

A entrada de hotéis de luxo no mercado e na amostra tiveram forte influência no sentido de aumentar a Diária Média. Para avaliar seu impacto, basta considerar que sem considerar estes hotéis, a taxa de ocupação de outubro seria um pouco maior (68,70%), e a Diária Média menor (R$ 241,23), revelando, ainda assim, resultados positivos se comparados com o mesmo período do ano anterior.

Considerando os 10 primeiros meses de 2019 (janeiro a outubro) verifica-se ocupação média de 62,01% e diária de R$ 287,08, mostrando avanços em relação ao mesmo período de 2018, segundo dados oficiais do setor apurados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Seção Bahia (ABIH-BA).

“Apresentamos resultados positivos neste mês de outubro, devido aos grandes eventos que ocorreram na cidade como a canonização de Irmã Dulce e os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs).  A iminente inauguração da primeira etapa do aeroporto, o anúncio da programação do Festival da Virada e o andamento das obras do Centro de Convenções são notícias que trazem perspectivas positivas para 2020”, afirma Glicério Lemos, presidente da ABIH-BA.
Os números são fruto da Pesquisa Conjuntural de desempenho (Taxinfo), realizada em parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Seção Bahia e Brasil. Os dados são fornecidos diariamente pelos próprios hotéis ao Portal Cesta Competitiva e a média resultante constitui indicador para avaliar a evolução da atividade de hospedagem em nossa capital.

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Latam entra em recuperação judicial no Brasil, com solicitação a tribunal de Nova York

O Grupo Latam Airlines decidiu incluir a operação brasileira no processo de recuperação judicial, solicitado em um tribunal de Nova York, em 26 de...

Parques Walt Disney World Resort reabrem neste sábado (11)

Os parques temáticos Magic Kingdom e Disney’s Animal Kingdom reabrem no dia 11 de julho, seguidos do EPCOT e Disney’s Hollywood Studios, no dia...

Com demissões, CVC estima perdas de R$ 756 milhões com a pandemia

A CVC Corp, maior grupo de turismo do país, anunciou uma previsão de perdas de R$ 756 milhões durante o primeiro semestre do ano,...

Jornal DIÁRIO DO TURISMO tem novo slogan e anuncia novos colaboradores

Novidade que reforça o protagonismo do leitor integra a nova etapa do projeto de renovação editorial, explica o diretor de redação Paulo Atzingen  POR ZAQUEU...

7 dicas para se profissionalizar na comunicação virtual

De repente, veio a pandemia, a quarentena e, com elas, mudanças na rotina profissional e na forma de comunicação. Reuniões virtuais, lives, webinars e...

Blue Tree Hotels entra na era room office e lança lança My Space

A rede Blue Tree Hotels anuncia nesta sexta-feira (10) o lançamento do serviço My Space. EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências Trata-se da ambientação dos apartamentos em...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias