Convention Bureau de MEDELLIN promove um natal com criatividade e fé

Continua depois da publicidade

Nem a garoa fina, que no decorrer da noite engrossaria em chuva tropical, atrapalhou a abertura oficial da época natalina na cidade de Medellín, Colômbia, ocorrida na primeira semana de dezembro.

por Marcos Sokabe, com Edição do DT*

Embaixo do céu turvo do centro da metrópole latina, mais precisamente na região da Carabobo Norte, algumas centenas de pessoas acompanhavam o estande de apresentação montado pela ‘EPM’ – Empresas Públicas de Medellín em parceria com a Convention Bureau Medellín, com seus pequenos apetrechos equipados com led embutido, distribuídos minutos antes pelas próprias companhias;                    com os dizeres que resumem bem o sentimento em volta desse período de festas de fim de ano num país que começa, gradualmente, a compreender o potencial de seu turismo sem desassociar o processo de sua cultura local. “por ti, estamos ahi.” O contraste que opera entre uma mentalidade coletiva estimulada pelo governo a fim de recepção e boa convivência, e, uma estética de luzes coloridas que rasgava as nuvens rasteiras da noite.

Veja também as mais lidas do DT

Compunham a mesa de forma descontraída três autoridades  da Navidad 2016; Jorge Londoño, presidente da EPM, parte responsável pela decoração surrealista e da oferta de energia. O representante da brigada de bombeiros na estruturação e segurança do natal na cidade, e, não obstante, Federico Guitierréz, prefeito de Medellín, cujo estava reservado uma fala empática e de consolo para o povo brasileiro após a tragédia da delegação da chapecoense, atemporal e conveniente, ponderou:

“Gostaria de pedir, por favor, um minuto de silêncio em nome das vítimas do acidente aéreo. Mas antes, gostaria também de agradecer a cidade, ao país, por tanta solidariedade. O pior que pode acontecer numa sociedade é ser indiferente.” – encerrou Jorge, para, logo depois, cumprir o minuto.

Ao fim das curtas falas, começara uma contagem regressiva para ligar a árvore de natal da EPM no centro de Medellín, acendendo microlâmpada por microlâmpada, enquanto ao fundo tocava a música tema “Medellín és uma gran família”, especialmente confeccionada para a transição de 2016 e o seu ano subsequente. até que a estrela se acendesse, quando oficialmente inaugurou-se a Navidad 2016 na megalópole descendente da linha do equador.

Artistas e povo em geral comemoram a chegada do Natal (Foto: Marcos Vinícius)
Artistas e povo em geral comemoram a chegada do Natal (Foto: Marcos Vinícius)

PROGRAMAÇÃO 

Vinculada a arte de rua, o período contará com uma programação de acrobacias, teatro, pirotecnia, coros itinerantes e afins, todos abertos ao público de 16 a 23 de dezembro, o Parque Cultural de Natal será realizado no Parque de lós Deseos pela Prefeitura de Medellín, com a temática de eventos que possam ser compartilhados em família, com distintas propostas musicais, ecléticas, e encenação típica da religiosidade cristã em volta da data. Também outras tradições se farão manifestas; O Carnaval de Luzes, mitos e lendas num desfile que sai de San Antonio Park até a La Macarena, Centro de Espetáculos da cidade; O Festival de Músicos Folclóricos entre outras atrações que ficarão na memória.
​*O DIÁRIO DO TURISMO viajou a convite do Convention Bureau de Medellin

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade